Topo

Pedro Antunes

Acusado de abuso, Marilyn Manson já disse querer machucar Evan Rachel Wood

Evan Rachel Wood em cena de Westworld - Divulgação
Evan Rachel Wood em cena de Westworld Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

01/02/2021 12h21

Sem tempo?

  • Evan Rachel Wood, atriz de 'Westworld', revelou que viveu abusos durante o relacionamento com Marilyn Manson
  • Quem não se lembra, Manson é um roqueiro que fez algum sucesso nos anos 1990 e década seguinte com visual forçadamente horripilante
  • No depoimento, Gueen relata que sofreu abuso e lavagem cerebral durante o tempo em que esteve com Manson.
  • O relacionamento do casal iniciou-se em 2007. Eles chegaram a ficar noivos em 2010, mas terminaram meses depois.
  • Manson ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas...
  • Em 2009, o artista disse que gostaria de usar uma 'marreta' contra a atriz.

"O nome do meu abusador é Brian Warner", escreveu a atriz Evan Rachel Wood, em um comunicado publicado no Instagram.

Você, roqueiro de carteirinha com mais de 30 anos, pode não reconhecê-lo pelo nome da certidão de nascimento, mas já ouviu falar da persona artística de Warner. Trata-se de Marilyn Manson.

Em um relato breve, a atriz indicada ao Globo de Ouro por "Westworld", deu detalhes sobre o relacionamento do casal, iniciado quando Evan tinha 18 anos e, Manson, 36.

Eles começaram a namorar 2007, ficaram noivos em 2010 e terminaram meses depois.

Veja a publicação da atriz:

"Ele começou a me aliciar quando eu era adolescente e abusou horrivelmente de mim durante anos. Fui submetida a uma lavagem cerebral e manipulada para a submissão. Cansei de viver com medo de retaliação, calúnia ou chantagem. Estou aqui para expor este homem perigoso e convocar as muitas indústrias que o capacitaram antes que ele arruine mais vidas. Eu estou ao lado das vítimas que não ficarão mais em silêncio."

Marilyn quem?

Manson fez sucesso na segunda metade dos anos 1990 e início da década seguinte, quando o rock mainstream passava por uma fase esquisita guiada mais pelo apelo visual (no caso, por conta da importância da MTV na popularidade de algum artista) do que pela qualidade artística.

Foi quando um músico bem medíocre como Marilyn Manson, com músicas morosas, propositalmente pesadas e um visual forçadamente assustador, conseguiu algum sucesso.

Atriz já citou abuso em outras entrevistas

A Rolling Stone EUA relembrou uma entrevista com a Evan Rachel Wood em 2016, quando ela relatou dois estuprios, mas nãi citou nomes na ocasião.

"Eu fui estuprada. Por alguém importante enquanto estávamos juntos. E, em outra ocasião, por um dono de um bar", contou a atriz na época.

"Não acredito que vivemos em uma época em que as pessoas ainda ficam caladas, não considerando mundo em que vivemos, com seu fanatismo e sexismo flagrantes."

A Rolling Stone EUA procurou por Marilyn Manson para uma resposta à postagem da atriz de hoje (1º), mas não obteve resposta.

Relacionamento tóxico

Em 2009, Manson chegou a dizer à revista norte-americana "Spin" que fantasiava em usar uma marreta contra a atriz. Sim, isso aconteceu, foi publicado e segue no ar para quem quiser ler (em inglês).

"Todos os dias tenho a fantasia de quebrar o crânio dela com uma marreta"
Marilyn Manson, à Spin, em 2009

Em outro momento da mesma entrevista, Manson indicava mais comportamentos tóxicos no relacionamento com a atriz.

"E toda vez que liguei para ela naquele dia - liguei 158 vezes - peguei uma lâmina de barbear e me cortei no rosto ou nas mãos."

Um representante do artista, disse anos depois, que aquela entrevista tratava-se de "teatral" dada por "de uma estrela do rock fazendo promoção de um disco novo."

Mais acusações

De acordo com o site do jornal britânico The Independent, depois da acusação de Evan Rachel Wood, outras quatro mulheres relataram abusos sofridos por Marilyn Manson.