Topo

Pedro Antunes

Gal Costa: tudo sobre o novo projeto 'Gal 75' que revisita os clássicos

Gal Costa lança o projeto 'Gal 75'
Gal Costa lança o projeto 'Gal 75'
Julia Rodrigues / Divulgação

Colunista do UOL

16/12/2020 17h51

Se os algoritmos das plataformas digitais (como Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube, etc) permitiram, você deve ter cruzado com alguma nova música lançada por Gal Costa desde o dia 13 de novembro, quando teve início projeto "Gal 75".

Foi nesta data que Gal Costa lançou os dois primeiros singles, "Nenhuma Dor" (com Zeca Veloso) e "Avarandado" (com Rodrigo Amarante), ambas presentes no disco "Domingo", de 1967, lançado por Gal e Caetano Veloso.

Continua depois da publicidade

Ciente da dificuldade que é caçar informações na internet, já que tudo está cada vez mais pulverizado, decidi reunir aqui TUDO o que já se sabe sobre o projeto - inclusive, com algumas informações exclusivas, recém-saídas do forno.

O que é 'Gal 75'?

Esse é o nome do projeto que celebra os 55 anos de carreira de uma das maiores vozes da música brasileira: Gal Costa (obviamente, né?). O projeto também segue as comemorações de 75 anos da artista, celebrados (com live!) em 26 de setembro.

Vai ter disco?

Sim! O "Gal 75" terá formato físico, LP e CD, veja só, com lançamento previsto para fevereiro de 2021, pela Biscoito Fino.

Mas o título vai ser esse, mesmo?

O nome "Gal 75" é um título provisório, como informam os informes enviados à imprensa, de modo que podemos imaginar que teremos outro nome para o projeto quando ele sair com todas as participações.

Como começou o 'Gal 75'?

O início se deu em um telefonema com o diretor artístico Marcus Preto, com quem Gal trabalha há sete anos, desde 2013. Era um papo sobre pandemia e como o consumo de música nos tempos de quarentena mudou, com mais atenção às músicas de catálogo.

Continua depois da publicidade

A partir da percepção que clássicos receberam ainda mais atenção e plays durante a pandemia, principalmente entre a molecada, Gal e Preto pensaram em retomar algumas dessas músicas, com a participação de artistas também jovens.

Aproximação com os jovens

A verdade é que Gal Costa, desde "Estratosférica", disco de 2015, trabalha em parcerias com artistas mais jovens. Parte deles está no projeto "Gal 75", como Silva, Tim Bernardes, Criolo e Zeca Veloso. Rubel, também escalado, cantou recentemente com ela o hit "Baby".

Quem são as participações em 'Gal 75'?

No total, o projeto terá as participações de:

  • Criolo
  • Rubel
  • Rodrigo Amarante
  • Seu Jorge
  • Silva
  • Tim Bernardes
  • Zé Ibarra
  • Zeca Veloso
  • António Zambujo (Portugal)
  • Jorge Drexler (Uruguai)

Quais são os parceiros inéditos?

Da lista, Ibarra, Amarente, Seu Jorge, Zambujo e Drexler fazem as primeiras parcerias com Gal. São os "inéditos", portanto.

Projeto "gringo"

O título acima parece um pouco exagerado, talvez, mas nem tanto. Por conta das adaptações diante da pandemia do coronavírus, "Gal 75" é um projeto gravado em diferentes cidades. São elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Lisboa, Madri e Los Angeles.

Continua depois da publicidade

Quais são os próximos singles?

Se você segue as redes sociais da Gal Costa, talvez já saiba, mas vamos lá. Mais dois novos singles chegam às plataformas digitais nesta sexta-feira 18.

Single com Jorge Drexler

Com Jorge Drexler vem "Negro Amor", uma versão de Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti para uma canção de Bob Dylan. O uruguaio que mora em Madri gravou em um português que, eu posso dizer, impressiona pela fluência na língua.

Um poema/décima de Drexler

A coluna teve acesso a uma décima (uma estrofe de dez versos) criada por Jorge Drexler para comentar a parceria com Gal Costa, em português e em espanhol. Lindo demais.

Em espanhol:

Boca de carmín profundo,
noche profunda en el pelo
y una voz que es puro anhelo,
todo el anhelo del mundo.
En aquel primer segundo
que oí su canto floral
-hecho de seda y cristal-
mi corazón juvenil
pensó "ya entiendo Brasil:
Brasil es la voz de Gal."

Em português:

Boca de carmim profundo,
noite profunda o cabelo,
é uma voz puro desejo:
todo o desejo do mundo.
Naquele primeiro segundo
que ouvi seu canto floral
-feito de seda e cristal-
meu coração juvenil
pensou "já entendo o Brasil:
Brasil é a voz de Gal".

Continua depois da publicidade

Novo single com Rubel

Já Rubel se juntou mais uma vez com Gal, agora para gravar "Coração Vagabundo", mais uma canção de Caetano, já que eles juntos eles cantaram "Baby".

Diz aí, Rubel:

"Tentei ser o mais fiel possível à estética minimalista do próprio disco 'Domingo', do violão João Gilbertiano do Caetano, respeitar e reverenciar o que já é perfeito e belo. Essa é nossa segunda parceria. Espero que a segunda de muitas."

Quais singles já saíram?

Até hoje, dia 16 de dezembro, Gal lançou quatro dos dez singles previstos para este projeto.

"Nenhuma Dor", com Zeca Veloso

"Avarandado", com Rodrigo Amarante

"Meu Bem, Meu Mal", com Zé Ibarra

Continua depois da publicidade

"Juventude Transviada", com Seu Jorge

Marque na agenda:

O fluxo de lançamentos fará uma pausa para o Natal e Ano Novo, mas voltam em janeiro. No dia 8 chegam dois novos singles, o mesmo no dia 22 de janeiro.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.