Topo

Mauricio Stycer

Com poucas novidades, TV tem um segundo semestre para esquecer

Tiago Leifert e os jurados do The Voice Brasil  - Divulgação / Globo
Tiago Leifert e os jurados do The Voice Brasil Imagem: Divulgação / Globo

Colunista do UOL

08/11/2020 10h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No primeiro semestre, sob o impacto das informações iniciais sobre a pandemia de coronavírus, os canais de TV reagiram com dignidade às dificuldades. Produções foram suspensas, muitas reprises entraram no ar e houve um investimento em jornalismo.

Com mais gente em casa, houve um aumento do número de aparelhos ligados e as emissoras comemoraram crescimento de audiência mesmo sem programação nova para exibir.

Os efeitos da longa quarentena estão sendo sentidos mais fortemente neste segundo semestre. Com exceção da "Fazenda 12", que capturou o desejo por programação ao vivo, as novidades oferecidas ao público têm sido pouco empolgantes.

Observei, até, que a Globo deve ter se arrependido de não ter feito uma nova temporada do "BBB" nesta época do ano.

É notável, por exemplo, que o tradicional "The Voice" tenha perdido, pela primeira vez em nove temporadas, a liderança no Ibope justamente para o reality show da Record.

Outras estreias neste período também decepcionaram em matéria de conteúdo e audiência. O SBT lançou um programa de esportes, "Arena SBT", com cheiro de naftalina. A Band promoveu a estreia de o "Melhor Agora", uma atração comandada por Mariana Godoy, mas sem maior interesse e identidade.

A RedeTV! mexeu na grade matinal, com as estreias de "Vou te Contar", com Claudete Troiano, e "Opinião no Ar", comandado por Luis Ernesto Lacombe, mas ambas as atrações têm patinado abaixo de meio ponto de audiência.

A Globo estreou "Simples Assim", sob o comando de Angélica, gravado antes da pandemia, com uma pauta sem atualidade. A Record lançou "Guerra dos Clones", com Sabrina Sato, um reality de namoro, num formato engessado. Ajudado pela "Fazenda", o programa foi bem de audiência.

Enfim, resta torcer para a pandemia arrefecer e as emissoras voltarem a investir.

Stycer recomenda
Por que a morte do ator que manipulava um fantoche causou tanta comoção

Ana Maria dá show de profissionalismo em tocante homenagem a Tom Veiga

Morte do editor Octavio Tostes reaviva manipulação de debate Collor x Lula

Novo contratado da Record, Cabrini critica ataques de Bolsonaro a imprensa

Melhor da semana
STF decide que especial de Natal do Porta dos Fundos deve permanecer no ar

Pior da semana
Equipe da Globo em Florianópolis é atacada por banhistas ao gravar na praia

Podcast
Bem dosada, parceria entre Ana Maria Braga e Tom Veiga é insubstituível

Uma versão deste texto foi publicada originalmente na newsletter UOL Vê TV, que é enviada às quintas-feiras por e-mail. Para receber, gratuitamente, é só se cadastrar aqui.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.