Topo

Marcelle Carvalho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que a gente pode aprender com a maturidade de Mateus em 'Um Lugar ao Sol'

Lara e Mateus se casam e a bela tenta seguir a vida ao lado do novo amor, em "Um Lugar ao Sol" - TV Globo/Divulgação
Lara e Mateus se casam e a bela tenta seguir a vida ao lado do novo amor, em 'Um Lugar ao Sol' Imagem: TV Globo/Divulgação

Colunista do UOL

14/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Danton Mello não vem chamando minha atenção apenas pelo aspecto desgrenhado, com aquele cabelão e barba atrapalhada. Mas pela maturidade de Mateus, seu personagem em "Um Lugar ao Sol". O cara é capaz de acompanhar a mulher, Lara (Andréia Horta), em sua cruzada para descobrir o que aconteceu com Christian (Cauã Reymond), o ex-noivo dela, na noite em que ele foi morto. E nem reclama por ter que aguardar em um estacionamento, debaixo de sol, para a moça tentar encontrar Renato, o irmão do antigo amor, e interpelá-lo. Apenas a deixa por uns instantes para comprar uma água.

Puxei pela memória se conhecia casos em que a sombra de um ex não incomodava os parceiros atuais. Não encontrei. E isso vale tanto para mulheres como para homens, viu? Acredito que para muitos não seja uma situação tão fácil saber que os pensamentos daquele com quem partilha a vida ainda estão presos em um antigo amor. Seja pelo propósito que for. O de Lara, na trama, é entender o que houve naquela fatídica noite. Mas nessa busca, volta e meia as recordações com Christian a tomam de assalto. É isso, dificilmente, em algum momento, a lembrança com aquele que já palpitou seu coração vai aparecer. Nem que seja por um breve segundo.

Em uma cultura machista na qual estamos mergulhados, ver uma atitude dessas pode causar espanto. Há quem olhe como motivo de divórcio, de ataques de ciúme, de piadinhas maldosas, e em casos mais extremos, poderia descambar para maiores agressões. Os mais machões se sentiriam a vontade para bradarem que homens como Mateus são frouxos. E o olhar torto não vem só deles. Existem mulheres que também não apoiariam tal atitude de um parceiro e também poderiam reagir de forma mais bélica.

Na contramão de qualquer julgamento sobre seu comportamento, Mateus continua de mãos dadas com Lara nessa saga que, na verdade, é só dela. Não esbraveja, não faz cara de poucos amigos, não morre de ciúme por conta do 'falecido'. E, de certa forma, ele até teria o direito de dar uma reclamadinha, já que a busca implacável da mulher a faz perder momentos preciosos que eles poderiam estar vivendo juntos. Seu comportamento vem nos mostrando que mais do que ter um espírito evoluído para encarar uma situação como essa, é ter segurança em si mesmo e no que se está construindo com o outro. E que lutar contra lembranças é em vão. Essas serão eternas, principalmente, se a relação passada foi bonita.

O mineirinho da novela não a abandona. E é assim, a seu lado, a procura dos porquês para a amada, que ele prova o seu amor pela mulher.