Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Tem que me dar': ex-BBB diz ter vivido assédio em testes de Globo e Record

Colunista do UOL

31/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

João Almeida, conhecido como o "Bruxo" do BBB 14, desistiu da carreira de ator após ter sofrido, segundo ele, com diversas tentativas de "teste do sofá".

O ex-BBB conversou com este colunista de Splash e afirmou ter sido alvo de assédio duas vezes na Globo e uma vez na Record.

As assessorias de imprensa da Globo e Record foram procuradas por este colunista para comentar o assunto e não retornaram o contato. O espaço segue em aberto.

"A primeira tentativa aconteceu logo depois que eu saí do BBB, tirei o meu DRT e fui fazer um teste para 'Malhação', em 2015. Alguns amigos me contaram o que seria preciso fazer para conseguir o papel. 'Não é só ser ativo não, tem que fazer de tudo', me falaram", conta o ex-BBB, que não cita nomes, mas afirma ter sido abordado por pessoas da produção das tramas.

João, que já havia falado sobre o assunto com a colunista Fábia Oliveira, do "Metrópoles", continua e dá novos detalhes:

Em 2016 ou 2017, fiz um teste para a novela das 20h, e o papo foi o mesmo. De uma forma muito escrachada. Eles usavam a palavra 'namorar'. Eu falei: 'Defina esse namorar aí', e me responderam: 'tem que me dar'. Inventei uma história e saí fora.

Depois das experiências na Globo, João Almeida, que é ator de formação, conta que também foi alvo do "teste do sofá" na Record.

"Antes mesmo de fazer o teste, em uma novela bíblica, o produtor que me indicou para o diretor já veio de graça. Passei no teste e ele voltou a falar a mesma parada. Abandonei de vez. Infelizmente esse meio é assim", afirma.

João lembra que todas as abordagens foram bastante diretas:

Logo depois do teste já começam. 'Vou dar meu telefone pessoal', diz o chefe. Aí perguntam: 'Você tem namorada?'. E falam: 'Já arrumou aqui um namorado hein'. São bastante diretos, como se você fosse um produto. Tenho amigos atores que aceitaram, alguns que já até fizeram A Fazenda, mas eu não aceito, não curto.

O ex-BBB disse também já ter visto muitas tentativas de assédio em trabalhos que fez como modelo: "É o que mais tem. Eles são muito diretos sempre, e só permanece quem aceita as condições."