Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Carol Dieckmann: 'Senti um medo que jamais tive em voltar às novelas'

Carolina Dieckmann festeja sucesso de Lumiar em "Vai na Fé" - Globo / Divulgação
Carolina Dieckmann festeja sucesso de Lumiar em 'Vai na Fé' Imagem: Globo / Divulgação

Colunista do UOL

30/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foram cinco anos de dedicação exclusiva à família, e uma vida longe dos holofotes nos Estados Unidos, antes de Carolina Dieckmann, 44 anos, voltar ao Brasil e interpretar Lumiar em "Vai na Fé". Na reta final da novela - que terá seu último capítulo exibido no próximo dia 11 - e depois de cair nas graças do público com sua personagem, a atriz respira aliviada, e assume ter sentido muito medo.

"Saio dessa novela com um sentimento de ter sido resgatada, e feliz. Fiquei tanto tempo longe que cheguei a duvidar se eu sabia mesmo fazer esse trabalho. Fiquei ansiosa, e as dificuldades pareciam maiores. Estava com muito mais medo do que eu jamais estive, e com uma expectativa gigante também", diz a atriz.

Carol, e todo elenco, sabem que o sucesso de "Vai na Fé" no horário das sete — que bateu bons números de audiência para o horário, conquistando 29 pontos em São Paulo como recorde, e recebeu ótimas críticas — será sempre lembrado:

Acho que nem nos meus maiores sonhos eu imaginaria essa volta às novelas dessa maneira. Quando começamos um trabalho, é óbvio que criamos expectativa, e fazemos tudo com o maior amor do mundo, mas essa novela superou tudo. É tanto sucesso.

A atriz continua:

Tivemos muita criança vendo essa novela, e também pessoas que já estavam até um pouco afastadas da TV. São vários públicos assistindo.

Carolina Dieckmann e Emilio Dantas em Vai na Fé - Globo - Globo
Carolina Dieckmann e Emilio Dantas em Vai na Fé
Imagem: Globo

Autora conectada ao desejo das pessoas

Ao fazer uma avaliação de "Vai na Fé", Carolina Dieckmann não esquece os elogios a Rosane Svartman. Ela diz que a autora da trama consegue abordar muitos assuntos relevantes e temas que o público quer conversar.

"Não tinha uma semana que a novela não falasse sobre algo extremamente relevante, sabe? A Rosane me passa a sensação de ser essa pessoa conectada. A própria Lumiar, minha personagem, veio falando por meio de leis, e conversou com universitários. Isso tudo com uma personagem cheia de camadas".

Ao falar das "camadas" de Lumiar, Carol assume que a personagem - que viveu conflitos amorosos - teve atitudes questionáveis na trama. Ela, que acompanhou a novela pelo Twitter, lembra que chegou a ler nas redes que o público estava "passando pano" para a advogada:

Passaram pano para as maiores loucuras que a Lumiar fez. Senti as pessoas do meu lado durante a novela inteira.

Disposta a seguir em novos trabalhos na TV, Carol festeja: "Que sucesso né? Se a gente soubesse sempre o caminho de chegar no coração das pessoas com uma personagem, faríamos sempre".