Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Xuxa não sai apenas de 'vítima' em documentário e assume arrependimentos

Colunista do UOL

14/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Xuxa não quer ser vista como "a vítima" após contar sua história no novo documentário do Globoplay, e deixa isso bem claro. A apresentadora, que relata, sim, uma série de abusos sofridos e deve comover o público com sofrimento, faz questão de contar episódios em que considera ter errado, e que podem ter feito outras pessoas sofrerem.

Um dos erros da apresentadora já é visto em algumas cenas do primeiro episódio, lançado ontem, e que mostra cenas do início da carreira e seu tratamento completamente despreparado com as crianças. O principal pedido de desculpa de Xuxa vem, como a própria diz, "para os baixinhos que cresceram com ela". A apresentadora se arrepende de falas e ofensas.

"Acabei de ver eu falando para criança: 'você não entrou no cano, vai, gorda!'. Ai, tadinha! Olha que ridícula, cara. Como não me pararam? Como não falavam que eu não podia falar isso?", lamentou Xuxa em conversa com a imprensa no lançamento do documentário. "Peço desculpas do fundo da minha alma", continuou.

Segundo Xuxa, Pedro Bial, que dirige o documentário, não recebeu, em momento algum, o pedido para protegê-la de críticas. "Podem dizer: 'Nossa, por que ela colocou isso?'. Coloquei porque faz parte da minha história, mesmo que eu tenha errado."

Construção da 'superstar'

Xuxa Meneghel pede desculpas para crianças que cresceram com ela - Blad Meneghel / Divulgação - Blad Meneghel / Divulgação
Xuxa Meneghel pede desculpas para crianças que cresceram com ela
Imagem: Blad Meneghel / Divulgação

Além de exibir o despreparo de Xuxa com as crianças no início da carreira, o primeiro episódio do documentário coloca a apresentadora no lugar de "superstar", comprovando que ela tem números, fãs e momentos jamais conquistados por outro artista brasileiro.

O episódio mostra uma Xuxa um pouco mimada, que sempre conseguiu tudo que queria, e que, por conta do enorme sucesso, jamais ouviu um "não" na Globo. Desde a construção de um cenário caríssimo, até a contratação de assistentes e equipe.

Ainda no capítulo introdutório, é possível ver a exaustão de Xuxa com uma rotina que ultrapassava o limite de qualquer saúde. Uma rotina puxada demais tanto para ela, quanto para as paquitas.

Sem grandes novidades ou segredos, a estreia de "Xuxa - O Documentário" cumpre exatamente o que parece ser o desejo da apresentadora para quem assiste: que todos que não faziam ideia de detalhes da dimensão de sua fama, não duvidem mais do motivo dela ter sido batizada de "rainha".

Os encontros polêmicos — como o tão esperado com Marlene Mattos — ficam para os episódios seguintes do doc, que terá cinco capítulos no total, lançados semanalmente.