Topo

Lucas Pasin

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Glória Maria fez tanto no jornalismo que idade foi só um mistério charmoso

Colunista do UOL

02/02/2023 09h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Morreu hoje a jornalista Glória Maria, que foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2019. Em seu último aniversário, no dia 15 de agosto, este colunista de Splash escreveu sobre a importância de Gloria para o jornalismo, e destacou algo que, entre muitas coberturas e trabalhos renomados, ela fez questão de esconder: o charme da idade.

Glória viveu sua paixão pelo jornalismo e um grande talento por contar histórias. Foram reportagens memoráveis e entrevistas, viagens internacionais com diversos passaportes carimbados, mas escolheu tentar esconder os números que marcaram sua idade.

Era como se o segredo apenas nos provocasse a querer saber ainda mais sobre ela. E foram tantas as apostas e teorias já criadas que, mesmo com provas e números oficiais, não adianta: ainda preferimos duvidar ou questionar se de fato era essa a idade verdadeira de Glória Maria.

A jornalista foi vista na televisão por pelo menos três gerações. São 40 anos de jornalismo, como a própria disse durante uma entrevista em 2019.

Nascida em Vila Isabel, no Rio, ela já foi princesa de bloco carnavalesco, se apresentou no programa do Chacrinha, comandou o "RJTV", "Jornal Hoje", "Fantástico", "Globo Repórter", e nos engrandeceu com novas informações por meio de reportagens especiais que fez ao redor do mundo, como no deserto do Saara, Jamaica e Palestina.

Foram muitas histórias, muito mais do que os números que tentaram desvendar o ano de seu nascimento.

Vale destacar também que o charme de não saber em que ano a jornalista nasceu combina bastante com o fato de que Glória Maria não demonstrava sinais de envelhecimento, nem pela aparência e nem por sua energia. Ela manteve, até seu último dia de aparição pública, o espírito jovem.

Aliás, o segredo para a jovialidade pode estar em algo que a jornalista não fez questão de esconder. Ela revelou ao "Programa do Jô", em 2014, que tomava em média 80 vitaminas e pílulas por dia para manter a saúde. Essa entrevista também viralizou e hoje toma conta do imaginário de quem é fã da apresentadora.

Antes de morrer, Glória deixou claro que nem em seu obituário gostaria que as pessoas próximas apontassem quantos anos ela viveu. A Globo, ao divulgar a nota sobre a morte, seguiu o pedido da jornalista. Esta coluna se orgulha de ter feito um texto homenageando a jornalista em vida, inspiração para tantos.

Morre a jornalista Glória Maria