Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como ficou a relação de João Guilherme e Leonardo após as eleições

Colunista do UOL

29/11/2022 08h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

João Guilherme e o pai, o sertanejo Leonardo, viveram um racha familiar na reta final das eleições presidenciais. O ator chegou a dizer se sentir "enojado" com o apoio do cantor a Jair Bolsonaro (PL).

Um mês após o resultado, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente, esta coluna de Splash conversou com João Guilherme para entender: como ficou a relação na família? E o que motivou o embate público?

"Ficou tudo bem, claro. A gente não confunde as coisas, sabe? Mesmo que tenha sido uma abordagem ali pela internet. Vida é vida. Na época eu fiquei com medo de não falar nada, de não fazer nada, e depois só chorar o leite derramado", disse ele.

João Guilherme fez postagens logo após Leonardo surgir ao lado de Jair Bolsonaro e outros sertanejos em Brasília. Poliana Rocha, mulher do cantor, saiu em defesa e pediu respeito.

O ator encarou a reunião do pai e de outros sertanejos em Brasília como uma "boa jogada", e viu que Jair Bolsonaro poderia ter conquistado muitos novos eleitores ao ter grandes nomes da música ao seu lado.

Eles jogaram bonito ali. Pessoas queridas, artistas influentes, conversando para uma massa popular do Brasil, sabe? Atingiram Minas Gerais, Centro-Oeste, Norte, tudo. Então pensei que também precisava fazer algo para o lado oposto, enriquecer o meu time que pensava diferente.

'Gincana de votos'

Assim como nas competições que acontecem nas escolas e em clubes, João Guilherme encarou as eleições, como ele mesmo diz, como "uma gincana de votos". Isso o motivou a rejeitar o posicionamento político do pai.

Sou muito influente. Então pensei: 'Precisamos ter um time de verdade aqui'. É uma gincana, é isso? Uma guerra que travamos até o final. Precisei me mexer para não dar errado. Não tinha como me silenciar e correr o risco do Bolsonaro estar aí novamente.

'Somos peças de um tabuleiro'

Voltando a falar da relação com a família, João Guilherme não descarta um Natal feliz sem brigas por política:

"Não podemos confundir. Nas nossas profissões somos peças de um tabuleiro, ou peças de uma engrenagem, de uma máquina. Precisamos nos posicionar. Eu sei a minha influência entre os jovens e fiz minha parte."

Leonardo sobre o filho

Em uma entrevista publicada pelo jornalista Leo Dias, do "Metrópoles", Leonardo também comentou a relação com o filho após as eleições: "Acho o João Guilherme muito sincero, eu acho que ele fala o que ele pensa, ele é um baita de um moleque. Você perguntou se tem alguém que parece um pouco comigo, ele é meio bocudo, meio falador e parece um pouquinho por esse lado".

Quem são os seis filhos do cantor Leonardo