Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sustentado por Leonardo? João Guilherme atua desde os 7 e já fez seu milhão

Colunista do UOL

18/10/2022 07h37Atualizada em 18/10/2022 16h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

João Guilherme, 20 anos, usou as redes sociais na tarde de ontem para criticar o apoio político de seu pai, Leonardo, à candidatura de Jair Bolsonaro (PL). O ator, desde então, tem recebido muitos comentários que dizem que ele é "sustentado pelo pai", e por isso, não deveria ser contra o sertanejo.

Poliana Rocha, esposa de Leonardo, foi uma que criticou os comentários de João Guilherme e argumentou que o jovem deveria respeitar as escolhas de Leonardo porque este arcou com sua pensão alimentícia até o herdeiro completar 18 anos.

De fato, João Guilherme recebeu a pensão alimentícia prevista em lei até os 18 anos. Mas será que ele realmente é sustentado por Leonardo? Esta coluna de Splash traz a resposta:

"Jotinha", apelido que recebeu de amigos, tem um canal no Youtube com mais de 4 milhões de inscritos. No Instagram são mais de 16 milhões, 7 milhões no TikTok e 1,5 milhão no Twitter. Somando as redes sociais, são quase 30 milhões.

E boa parte da renda do jovem vem daí, com publicidades que alcançam R$ 100 mil o post. Ele coleciona trabalhos com Coca-cola, Mercado Livre, C&A, entre outros, apenas no último mês, e se tornou também influenciador de moda, abrindo-se para este mercado.

João Guilherme posa no lançamento de "As Aventuras de Poliana" - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
João Guilherme posa no lançamento de "As Aventuras de Poliana"
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Já a carreira de ator começou em 2009, quando João Guilherme tinha apenas 7 anos. A estreia foi no curta-metragem "Vento", ao lado de Vivianne Pasmanter. O segundo filme foi em 2012, já como protagonista, em "Meu Pé de Laranja Lima". Até hoje, foram seis longas — sendo um deles como dublador — com destaque para "Tudo por um Popstar", em 2018, baseado na obra de Thalita Rebouças.

Na TV, João Guilherme foi contratado do SBT em 2015 e 2016, quando tinha 13 e 14 anos, para a novela "Cúmplice de um Resgate". Na mesma época iniciou sua carreira na música e fez canções que integraram a trilha sonora da novela.

Ele também atuou nas novelas "As Aventuras de Poliana" (SBT) entre 2018 e 2020.

João Guilherme lançou seu primeiro CD, "Meu Caminho", com 10 faixas autorais, em 2016. No ano seguinte lançou um EP com 4 músicas, "João Guilherme Vol 2". E, desde então, vem lançando parcerias e singles. A música é também uma das fontes de renda de "Jotinha".

O sucesso de João Guilherme com o público teen é tão grande que, ao lançar a biografia "João Sendo João - Meu Mundo", entrou para a lista "Under 30" da Revista Forbes (2017), na categoria Literatura, por conta da alta vendagem do livro. Foram mais de 50 mil cópias.

Atualmente, além de ser visto na série "De Volta aos 15" (Netflix) - em que está gravando também a segunda temporada - finalizou recentemente a série "Musa Música", nova aposta do Globoplay.

João Guilherme é discreto e não faz o estilo ostentador, mas já revelou durante participação no podcast "PodPah": "Eu já fiz meu primeiro milhão faz tempo."

Nas redes sociais, o ator rebateu algumas críticas sobre ser sustentado por Leonardo: "Pensão é direito da minha mãe. Auxílio para cuidar da criança que veio ao mundo por duas vias: mãe e pai".