Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Atriz vive inferno por som alto no Rio e pede ajuda com abaixo-assinado

Colunista do UOL

29/11/2022 07h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Larissa Maciel, destaque na TV por protagonismo na série "Maysa" (2009) e por novelas bíblicas da Record, tem vivido um inferno dentro de casa.

A atriz recorre à prefeitura do Rio de Janeiro e a um abaixo-assinado para diminuir o caos sonoro de bares da região do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

Em vídeos publicados nas redes sociais, Larissa mostra o volume da música dentro de sua casa, e explica: "tem um bar, que mais parece uma casa de show, que chega a provocar 90 dB [considerado extremamente alto] dentro da casa dos moradores."

A atriz continua:

É um absurdo o que os bares estão fazendo aqui. Um bar, em especial, que abriu no mês de abril, e, desde então, já trouxe cantor e violão, depois grupo de pagode, e agora tem uma bateria montada em uma varanda a céu aberto. A música que ele produz invade os quartos de todos os moradores da região. As pessoas querem descansar e não conseguem.

Larissa diz que os moradores já conversaram para tentar resolver a solução, e que o bar alega já ter feito tratamento acústico. No entanto, a atriz mostra o volume da música dentro do quarto: "Faço um apelo à prefeitura do Rio, ao prefeito Eduardo Paes, que faça a lei ser cumprida, por favor."

Ela divulga um abaixo-assinado que diz "queremos dormir, e o direito de ir e vir". O documento já conta com assinaturas de mais de 6.300 pessoas até o momento.

'Eterno estado de irritação'

Após as postagens nas redes sociais, Larissa Maciel conversou com esta coluna de Splash e explicou o caos que virou sua rotina por conta do som alto.

"Temos feito inúmeras reclamações no 1746, que é o canal para isso da prefeitura, e chamado a polícia via 190. Além do abaixo-assinado que eu postei, temos outros assinado somente por pessoas afetadas pelo barulho desse bar especificamente. O barulho é tão alto e invasivo, que é como se estivesse tocando dentro da minha casa. Aqui sempre foi uma região silenciosa, e é muito difícil dormir com essa barulheira", disse.

Ela continua:

Minha filha e meu marido que acordam cedo pra ir para escola e para o trabalho sofrem pra dormir. O barulho atrapalha a concentração, atordoa, e irrita. Sem contar a ansiedade quando vai chegando a noite em saber se vamos conseguir descansar ou não. A gente vive num estado de irritação, sabe?.