Topo

Lucas Pasin

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Renata Lo Prete faz política parecer fácil e merece mais destaque na Globo

Renata Lo Prete é um dos grandes destaques do jornalismo na Globo - Globo / Divulgação
Renata Lo Prete é um dos grandes destaques do jornalismo na Globo Imagem: Globo / Divulgação

Colunista do UOL

03/10/2022 13h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Foram sete horas e meia no estúdio", entregou William Bonner, na noite de ontem, sobre o tempo que Renata Lo Prete permaneceu na cobertura da Globo na apuração do primeiro turno das eleições de 2022. Com o mesmo sorriso no rosto que iniciou, antes das 17h, a jornalista abraçou o ex-colega de faculdade — ela e Bonner estudaram juntos — e encerrou falando da alegria pelo trabalho realizado.

Renata Lo Prete, que desde 2017 é âncora do "Jornal da Globo", fez política parecer algo fácil na noite de ontem, um trabalho que ela vem realizando incansavelmente há mais de 20 anos, desde quando era editora do caderno "Painel", sobre bastidores da política, na Folha de S.Paulo, cargo que ocupou até 2012.

Na cobertura especial do "Fantástico" ontem, Lo Prete apenas reforçou, no horário nobre da televisão, que não importa o cargo, a região, ou a disputa, como uma enciclopédia falante, ela traz análises detalhadas de todo o cenário político no Brasil.

Ela já havia feito o mesmo trabalho brilhante nas eleições de 2018, também ao lado de William Bonner, o que resultou em sua indicação ao prêmio "Faz Diferença", do jornal O Globo.

A todo momento, na noite de ontem, a especialista abria espaço para comentar sobre as mais variadas disputas nas eleições do país. Entusiasmada com cada tema, era como se dissesse: "Me deixa traduzir esse assunto para uma linguagem mais acessível. Quem nos assiste precisa entender". E nós entendemos.

Com o dom de transformar temas complexos em diálogos mais acessíveis, a jornalista só mostrou, mais uma vez, que merece ainda mais destaque na Globo, e é uma das principais jornalistas da emissora.

É fato que ela já ocupa um lugar importante, de âncora, mas poderia ser aproveitada, por exemplo, em um jornal com uma faixa de horário com mais audiência na TV aberta, que atingisse ainda mais pessoas.

Muitas vezes, o "Jornal da Globo" acaba ficando escondido na programação da madrugada, iniciando até por volta da 1h. "Esconder" a jornalista não combina com a importância de seu trabalho.

Prova de que Lo Prete merece todo o destaque no jornalismo é o podcast "O Assunto", lançado em 2019 e comandado por ela. Se tornou um dos podcasts mais ouvidos do país.

Lo Prete traz o que tem de mais importante no jornalismo: informação acessível para todos. E, em um cenário em que já estamos todos cansados, a comunicadora, depois de 7 horas ao vivo falando sem parar, entrega um sorriso no rosto e muita disposição.