Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globais perdem espaço, e Rock in Rio tem novos 'deuses' com muitas regalias

Colunista do UOL

06/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"É artista da Globo ou tiktoker?". Essa foi uma das perguntas que este colunista de Splash mais ouviu durante o primeiro fim de semana do Rock in Rio. Os influenciadores de dancinha, moda e humor, além de ganharem um lounge especial só para eles, foram presença marcante em todo o festival - eram muitos - e receberam status de estrela, com direito a muitas regalias.

Antes dos criadores da plataforma de vídeo ganharem força com a pandemia, quem ocupava o lugar "queridinho" nas áreas VIP eram os ex-BBBs, disputando com atores e cantores. Os "deuses" atuais são outros e capricham na produção de dancinhas e looks bastante extravagantes. Eles gostam de chamar a atenção, e tudo vira engajamento.

Um tiktoker com milhões de seguidores é buscado em casa, chega ao Rock in Rio em uma van especial, tem entrada exclusiva para "vips", e, recebido por um produtor, passa pelos bastidores do festival em um carro até o camarote. Tudo isso para o influenciador e, claro, para os acompanhantes. Afinal, eles sempre estão em grupo.

Nem mesmo atores da Globo, com grande visibilidade, conseguem tantos mimos. Esta coluna de Splash ouviu uma atriz desabafar sobre isso nos bastidores, reclamando que perdeu espaço mesmo atuando em trabalhos recentes na TV. A disputa de convites e oportunidades entre globais e influenciadores ficou evidente.

Dancinhas patrocinadas ou de graça

Vale destacar que o TikTok se tornou um dos patrocinadores de conteúdo do Rock in Rio. A marca tem três espaços exclusivos, alguns muito próximos ao Palco Mundo. São eles: o TikTok Square (aberto ao público); o TikTok Lounge (camarote exclusivo para criadores e convidados) e o TikTok Nostalgia Boombox (um quiosque para criação de conteúdo). A marca também criou filtros e coberturas ao vivo.

Vanessa Lopes, com 25 milhões de seguidores na plataforma, e "rainha das dancinhas"; NoBru, com 10 milhões de fãs na rede e embaixador global de games do TikTok; e Malu Borges, 3 milhões de seguidores, com conteúdo de moda, foram alguns dos nomes que passaram pelo Rock in Rio no primeiro fim de semana.

Nem todos recebem cachê para estar no evento. Muitos vão apenas pelo convite.

Porém, a coluna apurou que para ter um vídeo patrocinado publicado por Vanessa Lopes, por exemplo, o valor é R$ 100 mil. Cachê muito mais alto que o de atrizes da TV.

E, quem pensa que no mundo tiktoker não há "vipinho" e "vipão" está enganado. Quanto mais badalado for o influenciador, mais espaço ele ganha no festival. Alguns ganham cachê, são buscados em casa e paparicados pelas marcas patrocinadoras, outros ganham convite e espaço VIP, mas não têm direito a tratamento (tão) especial. De um jeito ou de outro, uma coisa é fato: eles estão podendo.

Vanessa Lopes é um dos fenômenos do TikTok - Divulgação - Divulgação
Vanessa Lopes é um dos fenômenos do TikTok
Imagem: Divulgação