Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo usa Tony Ramos para coibir assédio moral na emissora; assista

Colunista do UOL

22/07/2022 13h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos atores mais respeitados da Globo, Tony Ramos, que está há 45 anos na emissora, é o protagonista de uma campanha interna para coibir o assédio moral dentro do canal. Esta coluna de Splash teve acesso ao vídeo que circulou na última semana entre os funcionários.

"Exigir, cobrar por resultados, feedbacks. Tudo isso faz parte do jogo, é claro que faz. Agora, passar dos limites, desrespeitar, não dá. Mas não dá mesmo", começa Tony Ramos no vídeo.

O ator, que caminha nos bastidores de novelas e estúdios da Globo enquanto fala, continua: "O fundamental é a gente saber que o ambiente de trabalho se faz com a gente junto, se respeitando, crescendo junto. Se você tiver alguma dúvida consulte o nosso Código de Ética. Assédio moral, a Globo não tolera. E o compliance está aqui por você, todo dia."

A Globo, nos últimos anos, coleciona algumas denúncias públicas de assédio moral, investigadas pelo compliance da emissora.

Entre eles, dois casos que ganharam repercussão recentemente: o primeiro, envolvendo os atores Marcius Melhem e Dani Calabresa, e o segundo, nos bastidores da novela "Nos Tempos do Imperador", em que o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) abriu uma investigação para apurar até mesmo uma suposta prática de racismo contra atrizes.

Procurada por esta coluna de Splash, a Globo enviou uma nota explicando sobre seu departamento de compliance e a criação da campanha interna.

"Foi lançada uma campanha interna sobre o programa de compliance do Grupo Globo, com o objetivo de falar de forma direta, clara e transparente com os colaboradores, reforçando conceitos, esclarecendo dúvidas e renovando orientações para que tenham suas questões acolhidas e ouvidas durante sua jornada no Grupo", diz a nota.

Leia a nota completa da Globo:

Implementados pelo Grupo Globo em 2015, o programa de compliance e o Código de Ética e Conduta refletem os princípios éticos que devem ser observados pela empresa. Em busca pelo constante aprimoramento e para acompanhar a evolução da sociedade brasileira, o Grupo Globo promove regularmente uma atualização de suas principais políticas, para que as diretrizes que norteiam a atuação dos seus colaboradores estejam permanentemente em linha com nossos valores e com as melhores práticas de governança no ambiente corporativo. Desta forma, a mais recente revisão do Código de Ética e Conduta incorpora ao documento aprendizados da prática diária do compliance durante os últimos seis anos, atenta também às melhores referências do mercado e às discussões da sociedade. Este movimento reforça o compromisso da empresa com a ética e a integridade, buscando um ambiente cada vez mais justo, seguro e acolhedor. Como parte desta iniciativa, foi lançada também uma campanha interna sobre o programa de compliance do Grupo Globo, com o objetivo de falar de forma direta, clara e transparente com os colaboradores, reforçando conceitos, esclarecendo dúvidas e renovando orientações para que tenham suas questões acolhidas e ouvidas durante sua jornada no Grupo. A ideia é que a empresa trate permanentemente desse assunto, com ações variadas, reafirmando seus valores pela busca de uma cultura pautada no diálogo aberto e na escuta ativa, além de um espaço mais diverso, inclusivo e que gere confiança entre os colaboradores e a companhia.