Topo

Mulheres que denunciaram Melhem o acusam de tentar desqualificá-las

Marcius Melhem concede entrevista a Roberto Cabrini no "Domingo Espetacular" em 2020 - Reprodução/Instagram
Marcius Melhem concede entrevista a Roberto Cabrini no 'Domingo Espetacular' em 2020 Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em Pernambuco

19/06/2022 23h59Atualizada em 20/06/2022 00h03

Após a divulgação de que a estratégia de defesa do ator e comediante Marcius Melhem inclui mensagens trocadas entre ele e as atrizes que o acusam de crimes sexuais, uma reportagem especial do "Domingo Espetacular" (Record) de hoje repercutiu os novos fatos e divulgou uma nota conjunta dos advogados que representam as 8 mulheres que denunciaram o comediante.

A nota conjunta acusa o ator de tentar desqualificar as denúncias.

"Marcius Melhem foi denunciado por assédio sexual e moral perante a ouvidoria nacional da mulher do Ministério Público por oito mulheres que eram suas subordinadas. Por iniciativa do próprio Ministério Público, as denúncias geraram uma investigação criminal e uma ação civil pública", inicia o texto.

As denúncias são respaldadas por depoimentos e provas sólidas. O sigilo dos autos protege provas que envolvem, inclusive, a intimidade de terceiros. Atacar as vítimas e tentar desqualificá-las é, infelizmente, uma estratégia comum de acusados de assédio para silenciá-las e desencorajar novas denúncias. Uma repetição da violência, agora como ataque à reputação de quem fez as denúncias. Nada justifica o assédio.

A reportagem de Roberto Cabrini exibiu ainda trechos de uma entrevista que Melhem concedeu ao programa em 2020, onde se diz inocente das acusações.

As primeiras denúncias de assédio contra Melhem surgiram em dezembro de 2019.

Caso Marcius Melhem

Uma reportagem da Piauí ouviu mais de 40 pessoas, sendo duas vítimas de assédio sexual, sete de assédio moral e três dos dois comportamentos. Os episódios relatados teriam acontecido, em sua maioria, em 2017, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Dani Calabresa aparece como uma das vítimas e, horas após a publicação da matéria, postou um desabafo em seu Instagram. "Para recuperar minha saúde, precisei me defender", disse na postagem. Ela passou a receber mensagens de apoio de personalidades e instituições.

Posteriormente, Marcius Melhem concedeu uma entrevista ao UOL, em que admitia ter sido "um homem tóxico", mas negou as acusações sexuais. "Eu jamais tive nenhuma relação que não fosse consensual e eu jamais pratiquei nenhum ato de violência com quem quer que seja na minha vida", alegou. Ainda, anunciou medidas judiciais contra Dani e a advogada Mayra.