Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Bordão 'dignidade já' tem inspiração política e apoio de Hebe

* Da Redação de Splash

Leão Lobo, 69, respondeu à dúvida de uma espectadora do programa Splash Show, que o questionou sobre a origem do bordão "Dignidadade já!", usado há décadas por ele em toda sua atuação na mídia.

Leão contou que o bordão surgiu no período em que ele escrevia para um conhecido jornal paulistano, hoje já extinto. "Na época, eu escrevia uma coluna para a Folha da Tarde [que deixou de circular em 1999, sendo substituída pelo Agora São Paulo]. Logo que comecei a fazer essa coluna, teve uma repercussão muito grande, muita gente começou a mandar email elogiando."

A ideia era criar uma frase que servisse como assinatura à coluna, dando impacto à conclusão do texto. "Não tínhamos um encerramento. Aí o saudoso Carlos Brickmann [então editor responsável da Folha da Tarde] me pediu para criar uma frase que encerrasse a coluna, que fosse uma marca [da mesma]."

Leão, então, inspirou-se no contexto político daquele então para criar o slogan solicitado. "Isso foi na época das Diretas Já. Aí pensei: o que é que estava faltando no Brasil [daquela época]? Pensei que era educação, saúde, comida na mesa do brasileiro - o básico. Como eu poderia resumir isso? Aí me veio a palavra 'dignidade'."

O bordão teve sucesso imediato e recebeu elogios de diversas figuras famosas. "No dia seguinte, a Hebe Camargo me ligou, dizendo que havia adorado meu slogan. Depois [dela], vieram Lolita [Rodrigues], Nair Bello... Já teve até político tentando comprar, [mas] mandei para aquele lugar [risos]."

A Fazenda 15: André é 'planta fake' e merece vingar Sheherazade na final

Cézar Black, Radamés Furlan, WL Guimarães, André Gonçalves e Tonzão Chagas formam a primeira Roça dupla de A Fazenda 2023. Os três últimos disputam logo mais a Prova do Fazendeiro, cujo vencedor, além de ganhar status de líder na casa, ficará livre da eliminatória.

Continua após a publicidade

Leão Lobo torce para que André vença a prova e torne-se imune à berlinda desta semana. "Acho que ele merece, [pois] tem feito um jogo limpo, bacana, discreto, sem VTs... É na dele, só reage mesmo quando é muito atacado. É um jogo parecido ao que a [Rachel] Sheherazade, que era parceira dele, fazia. Penso que, até em homenagem à Rachel, ele tem que se sagrar entre os três primeiros lugares [da competição]."

  • O programa Splash Show é exibido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 13h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias do dia e comentários. Assista à íntegra:

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes