Flavia Guerra

Flavia Guerra

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Karim Aïnouz concorre à Palma de Ouro em Cannes 2024

Pela segunda vez consecutiva, o brasileiro Karim Aïnouz concorre à Palma de Ouro do Festival de Cannes 2024. Desta vez, ele leva o cinema brasileiro ao maior e mais importante festival de cinema do mundo com "Motel Destino".

Em 2023, o cineasta cearense competiu com a produção internacional "Firebrand", seu primeiro longa em inglês, estrelado por Alicia Vikander e Jude Law. Agora, Karim disputa a Palma pela primeira vez com um filme brasileiro. Com a seleção do longa, que se autodenomina um thriller erótico, ele exibe pela sexta vez um longa em Cannes.

Neste ano, leva a Cannes o longa protagonizado por Iago Xavier, Nataly Rocha - que foram selecionados via testes realizados com mais de 500 atores - e Fabio Assunção. "Rodado no Nordeste do Brasil, trata das questões do desejo", disse Thierry Frémaux, diretor artístico do festival, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 11, na França, que anunciou a seleção oficial do evento e também a da mostra "Un Certain Regard" (Um Certo Olhar) e outras exibições especiais, como homenagens e pré-estreias.

Na sinopse oficial de "Motel Destino", já está clara a forma como Karim Aïnouz incorpora o cenário e a atmosfera local, traço sempre marcante em seu cinema, para contar a história do motel de beira de estrada que, sob o calor implacável do nordeste brasileiro, é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada de um jovem, Heraldo (Igor Xavier) muda completamente o cotidiano e o destino do motel.

"É sempre muito emocionante ter um filme selecionado para o Festival de Cannes. Embora seja a minha sexta vez aqui, parece a primeira. Foi lá que estreei com 'Madame Satã', há mais de 20 anos, exibi na Quinzena dos Realizadores 'Abismo Prateado' e fui premiado com 'A Vida Invisível' na mostra Un Certain Regard. Foi no festival que dividi com o grande público 'Marinheiro das Montanhas', um filme tão pessoal sobre a história dos meus pais, e também 'Firebrand'", comento o diretor em nota oficial.

Para Karim, voltar a Cannes com "Motel Destino" também marca sua volta ao cinema brasileiro. "Meu coração está em festa. Retornar ao festival com um filme que marca a minha volta ao Brasil, depois de tanto tempo longe e de quatro anos de um governo fascista, é uma comemoração dupla, uma volta dobrada para casa. 'Motel Destino' é um filme insaciável, sedento e sensual. Nesse retorno, me dei o prazer de explorar novas possibilidades estéticas e dramatúrgicas. Sob o sol implacável do Ceará, ousei sonhar um filme novo, com muito suor, tesão, alegria e a vitalidade própria de quem tem fome de existir", afirmou.

Karim Aïnouz
Karim Aïnouz Imagem: Divulgação/Maria Lobo

NOMES FORTES NA SELEÇÃO OFICIAL

A seleção oficial conta ainda com nomes como a cineasta inglesa Andrea Arnold, o grego Yorgos Lanthimos, o iraniano Ali Abassi, a iraniana Coralie Fargeat, os veteranos David Cronenberg e Francis Ford Coppola, o chinês Jia Zhang-Ke, o russo Kirill Serebrennikov, o português Miguel Gomes, o italiano Paolo Sorrentino, o roteirista e diretor Paul Schrader, o americano Sean Baker, entre outros.

Continua após a publicidade

Destacando os veteranos, Francis Ford Coppola volta a Cannes com "Megapolis" e David Cronenberg, com ? "The Shrouds" e Jia Zhang-Ke, com "Caught by the Tides" (Feng Liu Yi Dai).

Já entre as diretoras, a iraniana Coralie Farjard disputa a Palma com "The Substance", Andrea Arnold com "The Substance" e a jovem indiana Payal Kapadia, que levou o prêmio de Melhor Documentário (o Golden Eye) de Cannes 2021 pelo tocante "A Night of Knowing Nothing", compete pela primeira vez na seleção oficial com "All We Imagine as Light". A francesa Agathe Riedinger concorre por "Wild Diamond" (Diamant Brut). Ao todo, entre 19 filmes já anunciados em competição, apenas quatro mulheres disputam a Palma.

Vale lembrar que neste ano, Greta Gerwig (de "Barbie"), presidirá o júri responsável por escolher as Palmas de Ouro e encara o desafio de premiar filmes que, como na última edição, irão fazer uma carreira tão memorável quanto os premiados de 2023, que inclui "Anatomia de Uma Queda", de Justine Triet (Palma de Ouro de Melhor Filme) e "Zona de Interesse", de Jonathan Glazer (Grande Prêmio do Júri), ambos também premiados no Oscar 2024.

Na lista dos nomes mais tarimbados, "Kinds of Kindness" marca mais uma parceria do grego Yorgos Lanthimos com Emma Stone, que já estava filmado desde 2023. "Com sua atriz fetiche, Willem Dafoe, Yorgos faz sua entrada francesa na competição", declarou Fremaux.

O super aguardado Mad Max 5 "Furiosa - Uma Saga Mad Max", de George Miller, que volta a Cannes depois do morno "Era uma Vez um Gênio", que passou despercebido no evento em 2022, e depois do sucesso estrondoso de "Mad Max - Estrada da Fúria", que estreou mundialmente no festival em 2015.

George Lucas receberá uma Palma de Ouro pela carreira, o que promete ser um dos grandes eventos do festival este ano. Além disso, Cannes também abre mais uma vez espaço para as séries e exibe em pré-estreia a série "Horizon - An American Saga", dirigida por Kevin Costner, que agora é diretor adaptação da sua visão da conquista do Oeste norte-americano.

Continua após a publicidade

CONFIRA A LISTA COMPLETA DA SELEÇÃO OFICIAL DE CANNES 2024

Competição Oficial - Palma de Ouro

- "Megalopolis" / Francis Ford Coppola

- "The Shrouds" / David Cronenberg

- "The Apprentice" / Ali Abbasi

- "Bird" / Andrea Arnold

Continua após a publicidade

- "Motel Destino" / Karim Aïnouz

- "Emilia Perez" / Jacques Audiard

- "Anora" / Sean Baker

- "The Substance" / Coralie Fargeat

- "Grand Tour" / Miguel Gomes

- "Marcello Mio" / Christophe Honoré

Continua após a publicidade

- "Caught by the Tides" (Feng Liu Yi Dai) / Jia Zhang-Ke

- "All We Imagine as Light" / Payal Kapadia

- "Kinds of Kindness" / Yorgos Lanthimos

- "L'Amour Ouf" (Beating Hearts) / Gilles Lellouche

- "Wild Diamond" (Diamant Brut) / Agathe Riedinger

- "Oh, Canada" / Paul Schrader

Continua após a publicidade

- "Liminov - The Ballad" / Kirill Serebrennikov

- "Parthenope" / Paolo Sorrentino

- "The Girl With the Needle" / Magnus von Horn

FORA DE COMPETIÇÃO

- "Furiosa: A Mad Max Saga" / George Miller

- "Horizon, an American Saga" / Kevin Costner

Continua após a publicidade

- "She's Got No Name" / Chan Peter Ho-Sun

- "Rumours" / Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson

UN CERTAIN REGARD / UM CERTO OLHAR

- "The Shameless" / Konstantin Bojanov

- "Norah" / Tawfik Alzaidi

- "Le Royaume" / Julien Colonna

Continua após a publicidade

- "Vingt Dieux!" / Louise Courvoisier

- "Who Let the Dog Bite?" (Le Proces du Chien) / Laetitia Dosch

- "Black Dog" (Gou Zhen) / Guan Hu

- "The Village Next to Paradise" / Mo Harawe

- "September Says" / Ariane Labed

- "The Damned" (Les Damnes) / Roberto Minervini

Continua após a publicidade

- "On Becoming a Guinea Fowl" / Rungano Nyoni

- "My Sunshine" (Boku No Ohisama) / Hiroshi Okuyama

- "Santosh" / Sandhya Suri

- "Viet and Nam" / Truong Minh Quy

- "Armand" / Halfdan Ullman Tondel

MIDNIGHT SCREENINGS / SESSÕES DA MEIA-NOITE

Continua após a publicidade

- "Twilight of the Warrior Walled In" / Soi Cheang

- "I, the Executioner" / Seung Wan Ryoo

- "The Surfer" / Lorcan Finnegan

- "The Balconettes" / Noemie Merlant

SESSÕES ESPECIAIS

- "Apprendre" / Claire Simon

Continua após a publicidade

- "La Belle de Gaza" / Yolande Zauberman

- "L'Invasion" / Sergei Loznitsa

- "Ernest Cole, Lost and Found" / Raoul Peck

- "Le Fil" / Daniel Auteuil

CANNES PREMIÈRE

- "C'est Pas Moi" (It's Not Me) / Leos Carax

Continua após a publicidade

- "Misericorde" / Alain Guiraudie

- "Everybody Loves Touda" / Nabil Ayouch

- "En Fanfare" (The Matching Bang) / Emmanuel Courcol

- "Rendez-Vous Avec Pol Pot" / Rithy Panh

- "Le Roman de Jim" / Arnaud Larrieu and Jean-Marie Larrieu

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes