Topo

Histórico

Fefito

Debandada para CNN mostra que a Globo precisa valorizar seus jornalistas

Siga o UOL no

Colunista do UOL

23/10/2020 16h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Canal de notícias deve fazer proposta a mais profissionais da Globo nos próximos dias
  • Sandra Annenberg está entre os nomes que despertam interesse da CNN Brasil
  • Saída de jornalistas não se deve somente à questão financeira: prestígio e projeto também contam

Somente nesta semana, Márcio Gomes e Gloria Vanique anunciaram suas saídas da Globo rumo à CNN Brasil. O canal de notícias parece ter voltado suas atenções para o casting da rival e prepara mais ataques no mercado. Segundo Maurício Stycer, pelo menos cinco nomes da Globo estão na mira. A coluna apurou que a vontade de a CNN conseguir convencer Sandra Annenberg a mudar de ares também é grande.

A explicação para a debandada de jornalistas experientes da Globo vai além da oferta financeira. Sim, profissionais contratados pela CNN trocaram de canal ganhando até três vezes mais que no antigo emprego, mas o prestígio também conta. Márcio Gomes, por exemplo, por mais bem avaliado que fosse, nos últimos tempos percorria toda a programação da emissora, mas não tinha um lugar para chamar de seu. Da mesma maneira, Gloria Vanique ainda era tratada como repórter e não coapresentadora de Rodrigo Bocardi no "Bom Dia São Paulo".

Sem tanto espaço na grade, a Globo precisou encaixar seus medalhões em horários e projetos nem sempre empolgantes. Acostumada com o jornalismo diário, Sandra Annenberg foi colocada nas noites de sexta-feira no "Globo Repórter" e ainda perdeu seu outro programa, o "Como Será?". A emissora precisa criar espaços e produtos que valorizem estes profissionais. Do contrário, seguirá perdendo grandes nomes para a concorrência.