Topo

Histórico

Fefito

Com ida de Márcio Gomes para a CNN, Globo perde seu especialista em corona

Siga o UOL no

Colunista do UOL

19/10/2020 10h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Jornalista deixou a Globo após 24 anos de trabalho na emissora
  • No canal, Márcio Gomes virou o maior especialista em coronavírus entre seus profissionais
  • Na CNN Brasil, o âncora assumirá um novo projeto a ser anunciado nas próximas semanas

Com longa carreira no jornalismo, Márcio Gomes nunca teve tanto destaque na programação da Globo quanto nos últimos tempos. Por causa da pandemia, acabou escalado para comandar diariamente o matinal "Combate ao Coronavírus" por dois meses. A experiência o transformou em uma espécie de sumidade em covid-19, mostrando pleno domínio sobre o assunto. Por causa disso, passou a aparecer em vários telejornais da casa. Agora, contratado pela CNN Brasil para um novo projeto, o âncora deixará a Globo, onde ficou por 24 anos, sem seu grande nome para falar sobre o vírus.

Márcio passou por várias áreas do jornalismo. Depois de rápida passagem pela Record, entra na emissora onde passaria duas décadas. Passou pelo "SP TV", "RJ TV", "Bom Dia, Rio" e também pelo "Em Cima da Hora", da GloboNews. Entrou para o rodízio de apresentadores do "Jornal Hoje", "Bom Dia, Brasil" e "Jornal Nacional". Foi correspondente internacional no Japão e repórter dos desfiles das escolas de samba. Ou seja: é um profissional versátil.

Em tempos nos quais o jornalismo vinha sofrendo ataques, com serenidade, encarou o desafio de fazer um programa inteiramente dedicado ao coronavírus. Certamente por isso chamou atenção da concorrência. A CNN Brasil ainda guarda segredo sobre o novo projeto do apresentador. Curiosamente, a emissora passou na semana passada por um surto de 14 casos de covid-19.

A Globo terá de correr para encontrar alguém com tanta experiência na pandemia para assumir o posto de Márcio Gomes. Tudo indica que o repórter Alan Severiano acabará mais requisitado para tal. A coluna apurou que o contrato estava perto do fim e partiu dele a decisão de não renovar.

Veja o comunicado da CNN para anunciar a contratação de Márcio Gomes.

"A CNN Brasil anuncia a contratação do apresentador Márcio Gomes, um dos jornalistas mais renomados da televisão brasileira.

Depois de 21 anos no ar na Rede Globo, o apresentador chega para ser o principal nome da expansão de operações da CNN no país, um projeto inovador que será anunciado ao mercado nas próximas semanas, reforçando o caráter multiplataforma da empresa no Brasil.

Prestes a completar 50 anos de idade, Márcio Gomes formou-se em Jornalismo, em 1992, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Apesar de ter nascido e estudado na capital fluminense, ele começou a carreira na TV Globo em São Paulo. Em duas décadas de empresa, foi repórter, âncora do canal de notícias do grupo, apresentador de programas nacionais e correspondente internacional em Tóquio, no Japão.

Márcio Gomes deixa a TV Globo como um dos poucos jornalistas que já apresentou todos os telejornais diários da emissora: 'Jornal Nacional', 'Bom Dia Brasil', as duas edições locais de São Paulo e Rio, 'Jornal Hoje' e 'Jornal da Globo'.

O jornalista é considerado um dos maiores destaques da TV pelo seu desempenho na cobertura da pandemia da Covid-19.

'Márcio Gomes é um dos principais nomes da TV e chega para somar ao nosso elenco de grandes talentos. É um profissional completo, de alto gabarito. Além de ser conhecido por sua correção e caráter, é muito querido e respeitado pelo público de todo o Brasil. A partir de agora, ele estará todos os dias no ar e como protagonista de mais um projeto de inovação do nosso canal', afirma Douglas Tavolaro, CEO e sócio-fundador da CNN Brasil.

'Participar de um projeto inovador no maior canal de notícias do mundo é motivo de muito orgulho. Espero contribuir com a expansão do canal no Brasil e poder gerar ainda mais credibilidade à CNN. Chego muito motivado. Será um grande desafio na minha carreira', destaca Márcio Gomes."