Topo

Histórico

Fefito

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com Xuxa e Balão Mágico, documentários chegam para desmistificar anos 80

Simony e a Turma do Balão Mágico  - Reprodução/Instagram
Simony e a Turma do Balão Mágico Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

27/06/2023 11h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para os fãs mais nostálgicos da cultura pop dos anos 1980 e 1990, o mês de julho será um prato cheio no streaming. Isso porque Globoplay e Star+ vão se dispor a analisar dois fenômenos da mídia brasileira da época.

No dia 12, estreia no Star+ "A Superfantástica História do Balão", dirigido por Tatiana Issa, mesma responsável por "Pacto Brutal: O Assassinato de Daniela Perez". Na série documental, o grupo infantil formado por Simony, Jair Oliveira, Vimerson Cavanillas e Michael Biggs passa a limpo sua trajetória e mostra como o sucesso afetou suas vidas até os dias de hoje.

Um dia depois, em 13 de julho, será a vez de "Xuxa, o Documentário", com direção de Pedro Bial, no Globoplay. Ao longo de cinco episódios, a rainha dos baixinhos contará a sua história e revisitará algumas polêmicas. É neste seriado, por exemplo, que se dará seu reencontro com Marlene Mattos, que foi sua diretora durante o auge do sucesso como apresentadora infantil.

Para quem quer entender melhor a cultura pop do Brasil desta época, ambas as produções são complementares. É inegável a marca deixada por Xuxa e por Balão Mágico.