Topo

Histórico

Fefito

Ticiane Pinheiro revela seu grande sonho: 'Interpretar a Garota de Ipanema'

Ticiane Pinheiro pretende voltar a cantar - Thalles Garbin/Divulgação
Ticiane Pinheiro pretende voltar a cantar Imagem: Thalles Garbin/Divulgação

Colunista do UOL

04/10/2020 08h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Apresentadora estreia neste domingo (4) no comando do "Canta Comigo Teen" ao lado de Rodrigo Faro
  • Ticiane, que começou a carreira criança, quase teve um grupo musical com Angélica e Faro
  • Sonho da apresentadora é viver a Garota de Ipanema em um filme

Diariamente no ar no "Hoje em Dia", Ticiane Pinheiro passará a ser vista também aos finais de semana na Record. A partir deste domingo (4), a apresentadora dividirá o comando do "Canta Comigo Teen" com Rodrigo Faro. O reality, que já foi comandado na versão com adultos por Gugu Liberato (1959-2019), irá ao ar como quadro do "Hora do Faro". No júri, estarão nomes como Tânia Mara, Jean Paulo Campos, Penelopy Jean e Mariana Belém.

A apresentadora, que já foi estrela mirim e começou cedo na carreira, confessa que viu muitas das crianças do programa dispostas a repetir sua história, mas não deixou a filha, Rafinha Justus, tentar uma vaga na atração: "Se ela ganhasse diriam que era marmelada". Sem medo do trabalho, o Ticiane confessa ter dois sonhos: comandar um programa musical de auditório e interpretar a mãe, Helô Pinheiro, a Garota de Ipanema, no cinema. Ela conversou com a coluna sobre o novo desafio.

Então você virou a nova Rainha dos Baixinhos?
Essa "responsa" não dá para assumir, não! (risos) Sou uma eterna baixinha da Xuxa. Mas é muito legal fazer esse programa. Eu queria ser tudo que essas crianças do "Canta Comigo Teen" querem. Quis ser cantora, atriz, fui um pouco de tudo. Conversando com elas nos bastidores, percebi que nenhuma delas tem plano B. Todas querem ser artistas como eu queria. Comecei com 7 anos no "TV Criança", fiz Balão Magico, gravei o disco TVlândia, fiz teatro. Eu me via muito nelas. E incentivei. Falei: "vai em frente que vai dar tudo certo". Tenho uma filha de 11 anos e via muito a Rafa nas crianças do programa, vi meu universo refletido no dela.

Acha que a Rafinha vai ser artista como você? Vai apoiar a decisão dela?
Ela fala que gostaria de cantar e faz aula de canto desde os três anos. A Rafinha toca bateria e piano e canta. Ela gosta de cantar, mas não decidiu que quer ser cantora, pediatra ou veterinária. Hoje ela já é uma super youtuber e pede para gravar pro meu canal de vez em quando. Eu acho que ela leva bastante jeito para o mundo artístico.

Vou incentivar a Rafinha a fazer que ela quiser, assim como minha mãe, que me levava para tudo, fez. Minha mãe fez com o próprio punho uma música para eu cantar.

Eu mostrava para todo mundo e fazia questão de dizer que tinha uma música que minha mãe fez para mim. Cantei no Bozo, na Mara Maravilha. E minha mãe era quem desenhava os figurinos. No que a Rafa desejar fazer eu vou estar ali para ela. Ela chegou a fazer o "Zoo da Zoo" (no canal Gloob), mas de novela ela não quer brincar. Ela adorava fazer a série, mas, quando chegava em casa, tinha de estudar e queria o momento dela de brincar.

É verdade que você não deixou a Rafinha participar do "Canta Comigo Teen"?
Ela chegou e falou que queria cantar no programa, mas eu disse: "Se você for, você vai ganhar e vão dizer que é marmelada". Imagina, se ela ganhasse ou se os jurados levantassem, iriam falar que aconteceu porque sou apresentadora. Ela entendeu e hoje em dia fala isso para todo mundo.

É verdade que você teria um grupo infantil com Angélica e Rodrigo Faro?
Tinha um grupo musical que chamava Ultraleve. Éramos eu, Angélica, Rodrigo Faro e dois irmãos, chamados Márcio e Marcelo. Mas a Angélica foi convidada na época para apresentar o "Clube da Criança", na TV Manchete, e aí o grupo não rolou mais. A gente ensaiava muito, já estávamos com repertório. Cantaríamos "Abacateiro", do Gilberto Gil, por exemplo.

A experiência no "Canta Comigo Teen" não te deu vontade de voltar a cantar?
Eu pensei nisso. Saí do "Canta Comigo Teen" querendo fazer aula de canto e tocar violão. Um dia, eu cantei "Unidunidunitê" no palco para homenagear o Juninho Bill, que está de jurado. Não sou cantora nem nada, mas acho que canto ok.

Quero fazer aula para subir naquele palco um dia e baterem muita palma. Até então foi só por zoação.

A parceria com o Rodrigo Faro é antiga, então?
O Rodrigo faz parte da minha infância e da vida. A gente se encontrava nos testes. A gente prestou juntos a banca para tirar a DRT de ator, ensaiamos Artur de Azevedo e Nelson Rodrigues. Torço muito por ele. Eu vi tudo o que ele já fez para chegar onde chegou. Quando ele veio para a Record, eu lembro que fiquei super feliz. Admiro pessoas assim, que vão conquistando as coisas devagar. Fiz comercial do He-Man com o irmão dele, Danilo Faro. Engravidei e a Vera Viel também, na mesma época. Passávamos muito tempo juntos.

Ficou muito tensa por gravar um programa durante a pandemia?
Eu não fiquei, porque já estou indo para o "Hoje em Dia" todo dia. Como sou jornalista formada, tenho o entendimento de que estou indo prestar um serviço. Sou apaixonada pelos idosos, um dos meus sonhos é ter um asilo. Então, para mim, estava indo trabalhar para ajudar a terceira idade, dar a notícia. Ficava tranquila porque estava fazendo o bem. Com o "Canta Comigo Teen", é óbvio que pensei na quantidade de jurados e na dinâmica, mas a Endemol tem sido exemplo de como cumprir protocolos de segurança. Todos fizemos exame PCR, trocamos de máscara a cada duas horas, recebemos microfone no saco plástico, tivemos talheres separados, banheiro exclusivo, acrílico entre os jurados. Me senti segura.

Sendo casada com o César Tralli, costuma conversar sobre a pandemia e pedir informações em casa?
A gente nem fala muito de trabalho, falamos mais da gente, dos filhos. A gente fala muito sobre a nossa vida, até porque ele chega em casa à noite, e só temos café da manhã, jantar e fim de semana para conversar. Ele vai assistir a estreia, óbvio. E eu assisto muito a ele, especialmente mais à noite, na GloboNews, das 18h às 20h.

O "Canta Comigo Teen" representa uma volta aos domingos. Você apresentou algumas edições do "Domingo Show" e foi um sucesso na época.
Verdade! Fiz duas vezes, e lembro que um dia tive de segurar uma onda ao vivo. Nesse dia, alguns convidados deram cano, tive de ficar improvisando fazendo brincadeiras com a plateia. Aprendi muito.

No "Hoje em Dia" e no "Canta Comigo Teen" você está entre parceiros. Não está na hora de ter um programa só seu?
Isso eu não sei, a Record que sabe. (risos) Tem o "Troca de Esposas", que faço por temporadas.

Eu acho que a gente nunca pode parar de sonhar. Se a gente não pensa grande, a gente se estaciona.

Eu acho que é isso, é essa adrenalina. Gosto de desafios. Tudo é um grande desafio. Eu amaria ter um programa musical para dançar e agitar o auditório, mas gosto também de dividir, gosto de jogar bola. Todo mundo que está lá no "Hoje em Dia" sabe dividir, e com o Rodrigo também tem sido do mesmo jeito, é muito legal dividir.

É seu maior sonho ter um programa musical com auditório?
Meu maior sonho é interpretar a minha mãe como a Garota de Ipanema no cinema, mas como apresentadora é ter um programa musical só meu.

Já contou para sua mãe, Helô Pinheiro, sobre esse sonho? O que ela acha disso?
A gente já chegou a conversar sobre o projeto com algumas pessoas. Acho que para ela seria uma realização. Todo dia que eu falo que estou no ar, ela manda foto da TV, às vezes critica meu cabelo ou fala do batom, dá os palpites dela. Acho que ela tem muito orgulho e é exatamente isso o que queria: que meus pais se orgulhem de mim.