Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Opinião: Entenda por que Arthur Aguiar não vai ganhar o BBB 22

BBB 22: Arthur Aguiar é favoritaço - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Arthur Aguiar é favoritaço Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

23/03/2022 17h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Assim como o futebol, BBB também é momento. As verdades absolutas plenamente estabelecidas agora podem não valer no instante seguinte. Pois muito que bem: hoje é difícil imaginar um outro resultado que não seja Arthur campeão, mas nunca é tão simples assim.

Alguns motivos me levam a crer que será difícil para o ex-Rebelde manter o favoritismo neste derradeiro mês do programa. Veja abaixo.

Antagonismo zero

Com a saída de Laís, Arthur eliminou a derradeira inimiga original de sua jornada em Curicica. O resultado do paredão deve fazer com que outros possíveis adversários não busquem o confronto com tanto empenho, dificultando suas narrativas estratégicas favoritas: a de perseguido e de injustiçado. Como manter a base inflamada sem isso? Complicado.

Ápice precipitado

Em uma questão totalmente relacionada com a anterior, é preciso relembrar a estrutura básica da dramaturgia, em três atos. O arco de Arthur chegou ao fim ontem com a eliminação da Laís. Como ainda temos um mês pela frente, fica faltando um ato inteiro e nenhuma história para o cantor. Ou seja, sua saga atingiu o auge cedo demais.

Fatores externos

Com seu jogo cerebral, Arthur conseguiu se destacar em uma temporada com o elenco muito retraído. Desta feita, é o único participante com uma torcida realmente engajada. O problema é que a temperatura da atuação desses fã-clubes está muito elevada, em completa dissonância inclusive com o que acontece no programa —que vive uma edição especialmente morna.

Tanto ímpeto vira uma ameaça contra o participante, o que pode favorecer a formação tardia de uma torcida em torno de algum adversário. Se a intensidade da estratégia externa de Arthur continuar subindo, o próximo paredão em que ele estiver envolvido pode se tornar um plebiscito a respeito dele —o que me parece o pior caminho possível.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.