Topo

Chico Barney

BBB 21: Viih Tube choca público em filme amoral sobre atos e consequências

Você já conhece o Viihtubeverso?  - Reprodução
Você já conhece o Viihtubeverso? Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

25/01/2021 00h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

AMIGA DO INIMIGO é nome da película que chegou à Netflix em 2020, mas só agora está sendo consumida por curiosos menos íntimos do universo imaginado por Viih Tube, uma das promessas de entretenimento do BBB 21.

O filme faz parte de uma teia de acontecimentos iniciados em uma série para o YouTube —e recentemente ganhou continuação na mesma plataforma.

Por trás da narrativa aparentemente pueril da rotina um tanto idealizada de um internato para adolescentes de classe média alta, Viih Tube se mostra uma realizadora ousada.

Não é a Malhação que seus pais assistiam, caro leitor. Nosso Recanto é uma versão niilista do colégio Múltipla Escolha. As tratativas entre os jovens aparecem enquanto mero retrato, sem espaço para elucubrações morais, sob um filtro até pessimista a respeito da vida.

A trama parece básica: um dos alunos está publicando segredos inconfessáveis dos colegas sob o anonimato de um perfil na internet. Isso balança a rotina da protagonista, vivida por Viih Tube, levando a uma intrincada concatenação de acontecimentos problemáticos.

"Se Deus não existe, tudo é permitido"

As atitudes mais vis são recompensadas pelo acaso. E engenhosas confabulações que visam realinhar a ordem das coisas acabam por privilegiar quem comete malfeitos.

Para quem estiver disposto, a história propõe reflexões que remetem ao pensamento de Dostoiévski, mais especificamente sob a roupagem da filosofia do absurdo de Camus.

Como na canção de Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, é uma obra que de certa forma mantém toda a pureza da natureza, onde não há pecado nem perdão. Por mim, tudo bem.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.