Topo

Chico Barney

Sucesso de Mariano mostra que as instituições não estão funcionando

A Fazenda 2020:Mariano em noite de eliminação - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2020:Mariano em noite de eliminação Imagem: Reprodução/Playplus

Colunista do UOL

27/11/2020 01h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O cantor Mariano, aquele do Camaro amarelo, conseguiu continuar sua jornada em A Fazenda 12 após disputar a roça com as duas figuras mais interessantes da temporada, a improvável Lidi e a eliminada Raissa. Uma noite triste para os fazendólogos.

Parece que o sertanejo conseguiu colar em parte do público a imagem de bom moço. Usa alguns bordões a respeito de princípios, tradição familiar e um relacionamento muito do chumbrega com Jake.

Esse sucesso arrebatador, com bons índices de votação e uma constrangedora queima de fogos ao vivo, demonstra que as instituições realmente não estão funcionando muito bem no Brasil, especialmente quando o assunto é reality show.

As principais emissoras da TV aberta precisam repensar esse modelo de votação que privilegia os núcleos radicais das torcidas organizadas. É injusto que alguns dos maiores destaques comerciais da grade de programação tenham o destino conduzido por lunáticos.

É como colocar um grupo de hooligans decidindo o destino das tramas de uma novela. Não dá. Já faz alguns anos que defendo o sistema que provavelmente traria ainda mais qualificação para o programa e, consequentemente, valor para os anunciantes: delimitar apenas um voto por CPF.

Desta feita, o engajamento nos processos de eliminação voltaria a envolver uma parcela maior da sociedade, hoje alienada por conta da prevalência dos fanáticos.

Uma regra que permite a permanência de Mariano e a saída da Raissa na mesma noite está seriamente comprometida. Muda, Brasil!

<span style="color:#f39c12"><strong>Bomba! Aline Ramos, Fefito Oliveira e eu discutimos a eliminação de Raissa da Fazendola:strong>span>

<iframe allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen="" frameborder="0" height="506" src="https://www.youtube.com/embed/luSI7uVcmjA" width="900">iframe>

Voltamos a qualquer momento com novas informações.