Topo

Chico Barney

BBB 20: Manu já cumpriu sua missão e deve ser eliminada hoje

Manu - Reprodução/TV Globo
Manu Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

21/04/2020 16h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Que jornada fascinante Manu Gavassi está vivendo no BBB 20. Dona da mais longeva e consistente carreira entre os participantes convidados para o programa, a cantora e atriz conseguiu mostrar suas melhores facetas na maior vitrine de um país em confinamento.

Começou o jogo bastante retraída, com dificuldade para se entregar de vez à experiência. A ideia era segurar uma personagem blasé, que existia no BBB 20 apenas como alavanca para fazer brilhar a narrativa paralela planejada para as suas redes sociais.

Gavassi produziu dezenas e dezenas de vídeos para dialogar com acontecimentos do programa. Nunca lidava diretamente com os fatos, claro, mas tangenciava dentro da estética de seu trabalho.

A criatividade rendeu frutos imediatos: logo na primeira semana, chegou a ser a pessoa a ganhar mais seguidores no planeta Terra em um único dia.

Seu arco foi bastante interessante. A artista desinteressada no jogo, que estava lá apenas para conseguir mais projeção, aos poucos foi se envolvendo com aquelas pessoas e todas as dinâmicas.

Saiu transformada do quarto branco, quando foi levada junto com Gizelly por Felipe para o castigo do monstro. É um ponto de virada digno das melhores trajetórias. Ao apertar o botão para cair fora depois de algumas horas, saiu com um novo vigor. Desmontou de vez a personagem e viveu mais intensamente todas as possibilidades.

Na disputa com o próprio Felipe, foi responsável pelo maior paredão da história de qualquer reality show no mundo, com 1 bilhão e meio de votos. Teve bastante apoio de vários artistas, em especial da Bruna Marquezine, que virou uma cheerleader com bastante capacidade de mobilização.

Contra Babu e Mari, acredito que Manu é quem já passou melhor seu recado e pode ir embora em paz. É uma celebridade do primeiro escalão agora. Vai conseguir lotar shows quando pudermos voltar a frequentá-los, e só imagino quantos recordes sua primeira live pós-eliminação não vai quebrar.

Mari ainda está em plena ascensão nessa reta final, enquanto Babu parece o participante com as mensagens mais poderosas da temporada. Ainda precisamos deles para a próxima semana. Que Manu faça bom proveito da nova condição aqui fora.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.