Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

A estátua sexy que inspirou capa de disco do Metallica

Há quem use "obra de arte" para elogiar algo que é muito bonito, que tem qualidade. O elogio serve para pessoas belas, algum feito e até mesmo, vejam só, para obras de arte. Música, por exemplo, é obra de arte. Literalmente. A quarta da lista do "Manifesto das Sete Artes", proposto por Ricciotto Canudo em 1923. Música, desde o advento da indústria fonográfica, é acompanhada de outra arte, a capa do disco em foto ou pintura ajudando a vender a arte musical. No último dia 7 se comemorou o aniversário do lançamento de "...And Justice for All", disco do Metallica que conta com uma legítima obra de arte na capa. Se você achar que a ilustração não seja isso, a fonte do desenho indiscutivelmente é.

A capa retrata uma estátua da Justiça, figura da deusa romana, aqui amarrada, puxada ao ponto de ser quebrada, explorando os estereótipos do heavy metal. Notas de dólar caem da balança, quase uma antecipação de críticas a uma banda que seria acusada, a partir deste disco, de se vender por, entre outras coisas, fazer videoclipes.

Capa do disco "...And Justice For All" do Metallica
Capa do disco "...And Justice For All" do Metallica Imagem: Reprodução

A capa foi desenhada por Roger Gorman com ilustração do seu irmão Stephen Gorman e baseada em um conceito do guitarrista e vocalista do grupo, James Hetfield, e do baterista Lars Ulrich. Stephen, na época, morava e trabalhava como ilustrador em Munique, na Alemanha, e já conhecia a Justiça perfeita para o trabalho. Segundo ele, a estátua mais feminina e sexy que eles poderiam encontrar ficava na cidade alemã de Frankfurt.

A estátua modelo que virou ícone do metal tem uma origem anterior a qualquer registro fonográfico, até mesmo da criação da rede elétrica ou do rádio. Em 1610, o escultor Johann Hocheisen criou a escultura em arenito vermelho. O tempo e os conflitos do continente danificaram o monumento público e, em 1887, ela foi reconstruída em bronze por Friedrich Schierholz sob patrocínio de um comerciante de vinhos da cidade.

A Justiça de Frankfurt, Alemanha
A Justiça de Frankfurt, Alemanha Imagem: Mylius

A estátua é adornada com 4 ninfas aquáticas nos cantos de seu pedestal como símbolo de fertilidade. Esses detalhes não foram adaptados pelos irmãos Gorman. No desenho, o contorno da estátua segue o padrão original, com pouca alteração, sendo a mais visível o seio à mostra na versão da capa, acentuando ainda mais a sensualidade observada inicialmente por Stephen.

O escultor Friedrich Schierholz fez sucesso no século 19 com um busto que fez de Beethoven, que seria copiado e amplamente utilizado por toda Europa. Seu trabalho de maior repercussão até a chegada às lojas em 7 de setembro de 1988 do disco "...And Justice For All" do Metallica.

Continua após a publicidade

Praticamente um século separam a criação da Justiça de Frankfurt e a capa do disco. Camisetas e todo tipo de merchandising foram criados em cima do desenho dos irmãos Gorman e praticamente nada é falado do criador e da obra original que inspiraram a ilustração. A praça da Suprema Corte, onde fica a estátua, não deve receber visitas de turistas metaleiros em busca do ícone de um disco consagrado. A própria banda tocou 4 vezes na cidade desde o lançamento desse disco e, até onde eu saiba, ninguém passou ali para referenciar a musa que representa o começo da popularização da banda para um grande público. O sucesso de Schierholz com os bustos de Beethoven foram superados pela capa do Metallica, também copiada e vendida em todo o mundo. E, talvez como o busto do Beethoven, com pouca gente sabendo quem é o autor dessa obra de arte.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes