Topo

Arte Fora do Museu

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A fake news de artista que derrubou um vereador

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

27/05/2022 11h38Atualizada em 27/05/2022 11h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É ano de eleição, época das fake news aumentarem. No noticiário de política é praticamente diário o exercício de desmentir afirmações que muitas vezes são aceitas por eleitores desatentos. Na disputa eleitoral, candidatos inventam fatos sobre seus adversários, por mais absurdos que sejam, como falar que seu rival é o artista mais famoso de arte urbana do mundo.

No País de Gales, em Pembroke Dock, William Gannon foi eleito para o conselho municipal. Gannon é um artista com histórico de trabalho comunitário há 40 anos na região. Há cerca de 3 horas dali, fica Bristol, cidade famosa por ser o berço de vários artistas, sendo o mais ilustre Banksy, cuja identidade até hoje é um mistério. Essa lenda de quem está por trás de Banksy ganhou mais um candidato em Gannon.

Embora Pembroke Dock não tenha trabalho de Banksy, um apareceu em Port Talbot, a cerca de 110 km dali - PA - PA
Embora Pembroke Dock não tenha trabalho de Banksy, um apareceu em Port Talbot, a cerca de 110 km dali
Imagem: PA

Segundo o vereador de Pembroke Dock, esse rumor surgiu por parte de um político rival e acabou prejudicando seu trabalho. Desde que começaram os boatos, surgiram várias pichações na cidade, o que para Gannon seria uma tentativa de associar seu nome a essas ações. A situação chegou a tal ponto que Gannon pediu demissão de seu cargo.

O rumor da identidade tem algum fundamento. Alguns moradores da cidade alegam que o verdadeiro nome de Gannon é Robin Gunningham, uma das identidades já atribuída a Banksy. E o político, de fato, estava nos mesmos lugares em momentos que Banksy surgia com algum trabalho novo. Já em Pembroke Dock, onde Gannon legislava e fazia seus trabalhos artísticos, nunca houve sequer um trabalho do artista urbano. Seria bem irônico Banksy, um artista com trabalho tão ácido e político, ser um vereador.

Agora, Gannon voltou ao seu trabalho de artista comunitário, e sempre com um crachá escrito "Eu não sou Banksy". Moradores começaram a apoiá-lo, vendendo canecas e camisetas com a frase. Pelo visto, a propaganda eleitoral de Gannon já começou para a próxima eleição municipal.