Topo

Arte Fora do Museu

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Desenhos obscenos viram alerta de prevenção contra câncer de testículos

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

16/03/2022 15h48Atualizada em 16/03/2022 15h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desenhar genitais nas paredes não é um fenômeno exclusivo de banheiros e nem é algo novo na humanidade. Frases e desenhos obscenos são encontrados em várias culturas em diversos períodos. Esta forma de expressão não parece que vai sumir tão cedo. Com a presença constante nas ruas do Chile, o Instituto Nacional del Cáncer decidiu fazer um uso mais nobre dos pênis nas paredes.

Graffitesti, campanha para prevenção de câncer de testículos no Chile - Reprodução - Reprodução
Graffitesti, campanha para prevenção de câncer de testículos no Chile
Imagem: Reprodução

A ação batizada de Graffitesti consiste em adesivos que estão sendo colados nos testículos desenhados nas paredes com uma mão e instruções simples de como realizar um autoexame. A campanha foi idealizada pela McCann Santiago e tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de testículo.

As etapas que estão no adesivo são: apalpe, repita e comprove. A campanha alerta que 95% dos tumores que são identificados em etapa iniciais têm um bom prognóstico e melhor recuperação. O câncer de testículo atinge principalmente homens entre 25 e 45 anos.

Ainda na América do Sul, no Peru, uma iniciativa de prevenção também foi realizada pela Liga Contra el Cancer e pelo Museo Larco, que abriga uma importante coleção de arte erótica pré-colombiana. Sob orientação de um profissional médico, os visitantes do museu foram convidados a tocar os genitais de réplicas de barro e aprender a fazer um autoteste durante a ação de prevenção.

A campanha chilena ainda não foi replicada por nenhuma instituição no Brasil, mas no site do projeto é possível baixar o adesivo para participar dessa intervenção artística urbana. Desenhos de pênis em paredes não faltam por aqui.