PUBLICIDADE
Topo

Arte Fora do Museu

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Christopher Walken destrói pintura de Banksy para série de TV

Conteúdo exclusivo para assinantes
Andre Deak / Felipe Lavignatti

O projeto Arte Fora do Museu nasceu em 2011 com os pesquisadores e jornalistas Andre Deak e Felipe Lavignatti, como um levantamento de obras de arte nas ruas da cidade de São Paulo. Hoje em mais de 500 cidades do mundo, milhares de obras e centenas de artistas, é um guia de arte urbana que inclui arquitetura, escultura, graffiti e mural. Andre Deak e Felipe Lavignatti são também sócios na produtora Liquid Media Lab, com projetos de comunicação digital, arte e diversos trabalhos no campo da inovação.

Colunista do UOL

11/11/2021 14h17

Resumo da notícia

  • Série foi filmada na terra natal do artista
  • Banksy aproveitou a locação para deixar sua marca no set
  • Personagem de Walken apaga o graffiti sem saber quem é o autor

A BBC está exibindo na Inglaterra série The Outlaws, ainda inédita no Brasil. A trama acompanha sete estranhos que se unem para uma ação de vingança em Bristol. No entanto, sua sorte muda quando eles descobrem uma bolsa cheia de dinheiro, sem saber que algumas pessoas perigosas estão procurando por ela. A história, que parece qualquer outro filme do Guy Ritchie, reservou para o último episódio seu momento mais chocante. O personagem vivido por Christopher Walken apaga um graffiti na parede desenhado pelo artista Banksy. Isso não seria nada demais em uma série de ficção, não fosse o fato de o desenho apagado ter sido um legítimo Banksy.

Uma nota oficial da produção confirmou que o desenho de um rato que aparece na parede foi feito pelo artista mais pop da street art. Não era uma reprodução, era uma arte original. A série se passa em Bristol, terra natal de Banksy, que aproveitou a locação para fazer uma participação com seu desenho no set de filmagem. Para ser prontamente destruída pelo personagem de Christopher Walken.

No último episódio da série, o personagem de Walken descobre o rato e duas latas de spray e pergunta a seu supervisor se ele deveria pintar por cima. O oficial não está olhando para a parede e não tem a mínima noção que se trata de Banksy e diz a ele que todos os grafitti devem ser pintados. E assim, Walken apagou uma obra que muitos pagariam cifras astronômicas para colocar na sala.

Desenho de Banksy apagado na série The Outlaws - BBC - BBC
Desenho de Banksy apagado na série The Outlaws
Imagem: BBC

Com a venda de uma obra do artista seria possível produzir alguns episódios da série. No mês passado, sua pintura Love In The Bin foi arrematado por cerca de R$ 140 milhões, o suficiente para garantir quase a produção inteira de 6 episódios de The Outlaws.

Mapa com a localização de algumas obras de Banksy

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL