Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Luísa Sonza quer aprender com acusação de racismo, mas não pediu desculpas

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

20/09/2022 13h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Luísa Sonza demorou, mas enfim se pronunciou sobre o processo de racismo a que responde na Justiça. Na última segunda (19), ela divulgou uma nota em que anuncia ter solicitado uma audiência amigável para acabar com a ação aberta pela advogada Isabel Macedo de Jesus, em 2018. A cantora também vai acatar o valor da indenização pedida pela autora.

Em um primeiro momento, a nota de Luísa pode até parecer uma boa notícia após um longo período de silêncio sobre o caso. Porém, a cantora nem sequer pede desculpas à vítima e às pessoas negras que a acompanham e são fãs de seu trabalho. Pior, em nenhum momento assume que errou, apenas diz que aprendeu.

A nota é inteiramente sobre si, parece até que ela é a real vítima da situação. Luísa fala sobre se tornar uma pessoa melhor, aprender e ter empatia. Mas como melhorar sem chamar racismo de racismo? Ao longo do texto, a palavra não é citada uma única vez.

No processo de luta contra o racismo, é de extrema importância que se chame o racismo pelo nome. Quando estamos doentes, só encontramos o tratamento correto a partir do diagnóstico da enfermidade. O mesmo ocorre com uma sociedade racista. Não chamar racismo de racismo é colaborar com a sua continuidade e não com o seu combate.

Na nota, Luísa também fala sobre colocar seus privilégios à disposição para chamar atenção para questões sociais e tentar diminuir qualquer tipo de discriminação. É uma pena que ela esqueceu que poderia começar por si. Não há nada mais poderoso que o exemplo. Essa era a hora de fazer a diferença, assumir seus atos, pedir desculpas à vítima, aos fãs e se comprometer a não cometer mais esse erro.

É decepcionante ver que Luísa parece ter entendido tão pouco sobre o ocorrido. Ela preferiu ficar no meio do caminho, como se estivesse sendo generosa ao propor uma audiência amigável com a vítima. E cabe lembrar que, antes da proposta de acordo, os advogados da cantora alegaram que Isabel Macedo de Jesus queria fama e dinheiro às custas da artista.

Com uma condução tão ruim sobre esse caso, a única coisa que resta é o exemplo para outros famosos sobre como não agir diante de acusações de racismo.