Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perfume íntimo é o pior lançamento da carreira de Anitta

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

30/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Enquanto se recupera de uma cirurgia de endometriose, Anitta anunciou o lançamento de um perfume para as áreas íntimas. A colônia se chama "Puzzy by Anitta" e traz três fragrâncias que remetem a nomes de suas músicas.

De todos os lançamentos feitos por Anitta, esse definitivamente é o pior. Teria sido melhor deixar as músicas de fora desse desserviço à saúde de pessoas com vagina.

Produto pode ser perigoso

Médicos ginecologistas já disseram inúmeras vezes que o uso desse tipo de produto é desnecessário. Pior, pode ser perigoso por mascarar infecções e alterar o PH da vagina.

O cheiro pode ser uma das formas de perceber que algo não vai bem com a saúde vaginal. Quando anulam-se os odores, dificulta-se a capacidade de perceber o alerta do corpo e, consequentemente, adia-se a busca por ajuda médica.

Empoderamento para quem?

É fato que Anitta não é a inventora do perfume íntimo, que é vendido legalmente há tempos. Porém, pela enorme influência que tem, ela se torna uma porta-voz desse tipo de produto.

Por meio de um discurso sobre empoderamento, a cantora tem divulgado o lançamento como o seu próprio "cheiro de pepeka". Ela chegou a mencionar os ataques machistas que sofre para justificar o novo empreendimento.

Podem continuar falando, minha principal arma contra o machismo é continuar trabalhando com o que eu amo e assistir tudo de cima.

Não há dúvidas de que Anitta vai sair por cima dessa. Afinal, a expectativa é de que sejam produzidas 1 milhão de unidades do "Puzzy by Anitta", com previsão de R$ 40 milhões de arrecadação em vendas neste ano.

Frustração

É frustrante ver o que a Anitta pretende com o perfume íntimo depois dos importantes e necessários desabafos sobre a falta de conhecimento a respeito da endometriose. Agora, com o novo produto, ela contribui com desinformações e preconceitos sobre a vagina.

Nenhum lançamento de Anitta, seja música ou clipe, será tão ruim quanto "Puzzy". O produto pode ser um sucesso financeiro, mas já é um fracasso porque pode prejudicar a saúde de pessoas com vulva.

Demonização

É bom ver uma mulher empreendedora fazendo sucesso. Entretanto, quando esse empoderamento beneficia apenas a si própria e pode prejudicar a saúde de outras pessoas, isso não passa de uma repetição da lógica machista que estamos acostumadas.

Vagina tem cheiro de vagina e não precisa de perfume. Se tem mau cheiro, é porque pode estar com algum problema e é preciso consultar um médico. A crença de que ela fede está associada a séculos de demonização do órgão. Usar perfume na vulva e vagina só nos prende a um passado de ódio e preconceito.