Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Entradas de Cria': conheça o corte de cabelo que homenageia os calvos

Reprodução / Tik Tok
Imagem: Reprodução / Tik Tok

Colunista do UOL

29/06/2022 13h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Poucas coisas abalam mais a autoestima masculina do que a quantidade de cabelos na cabeça. A calvície é o fantasma do homem de meia-idade, que muitas vezes chega aos trinta e poucos anos já conformado com o futuro que lhe espera.

Porém, nem todos são assim. Alguns embarcam no turismo do implante capilar e chegam a ir até a Turquia para revitalizar as áreas devastadas. Outros partem pelo caminho da normalização e buscam se adaptar à calvície, mesmo que ela ainda não tenha chegado de vez. Esse é o caso dos adeptos do "Entradas de Cria", corte que reproduz as famosas entradas nos cabelos.

Criado por Márcio Campos, um barbeiro cabeludo que não é calvo, o "Entradas de Cria'' é inspirado no Vegeta, personagem do anime Dragon Ball. Inclusive, o estilo também pode ser chamado de "Corte do Vegeta". O inventor acredita que essa é uma forma de finalmente se parecer com o vilão.

Quando nós éramos pequenos, a gente queria ser o Vegeta. Agora, temos a oportunidade, é só querer e lançar o corte.

Arco de redenção

É curioso notar que a trajetória do Vegeta em Dragon Ball se parece muito com a da calvície. O personagem é um vilão que teve o seu arco de redenção ao longo das sagas do anime. Em vários momentos, se uniu aos mocinhos e mostrou fragilidade e humanidade. A transição de vilão para mocinho garantiu a ele um lugar cativo na memória dos fãs do desenho.

A calvície tem passado pelo mesmo processo. Vilã da autoestima, passou a ser meme e agora tem caminhado para a normalização. Com o "Entradas de Cria", tem se tornado motivo de admiração e desejo entre jovens. O vídeo do corte no Tik Tok tem 5,6 milhões de reproduções.

Calvície em alta

"Entradas de Cria" não é o primeiro trabalho de Márcio que explora as características da calvície. Ele já havia lançado o "Calvão de Cria", corte que reproduz a cabeça de quem tem cabelos apenas nas laterais. Após o sucesso nas redes sociais, mais pessoas o buscaram para lançar o corte.

A idealização dos cortes é feita em conjunto com os crias da cidade de Márcio, Três Passos, no Rio Grande do Sul. O município tem cerca de 24 mil habitantes, e cada vez mais calvos. O barbeiro acredita que os cortes são uma forma de ajudar a lidar melhor com a perda dos cabelos.

É uma coisa legal, que não tem nada demais. Espero que a maioria aceite, que vire uma tendência e que a calvície não seja mais um problema para ninguém.

Eu também espero, Márcio. Estou na torcida para que a moda pegue.