Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Globo precisa ser mais transparente sobre suspeita de Covid-19 no BBB 22

Colunista do UOL

02/02/2022 00h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde o início da pandemia, a Globo sempre procurou ser transparente sobre os protocolos de segurança contra a covid-19 adotados em suas produções. Porém, a emissora não está mantendo esse padrão durante a atual edição do Big Brother Brasil.

Na estreia do BBB 22, foi informado com clareza durante o programa ao vivo que três dos participantes - Arthur Aguiar, Jade Picon e Linn da Quebrada - entrariam depois na casa após testarem positivo para o coronavírus. Aparentemente, a transparência na comunicação com o público sobre esse tema parou aí.

Há alguns dias, as tosses constantes de Vyni chamaram atenção e levantaram suspeitas de que ele poderia estar com covid-19. Apesar do achismo, a preocupação faz sentido por se tratar de um sintoma comum a quem contrai o vírus e pelo fato de Luciano, primeiro eliminado do reality, ter testado positivo dois dias após sair da casa.

Além de Vyni, Douglas, Tiago Abravanel e Jessilane também apresentaram o sintoma, mas com menos intensidade. Diante desse cenário, por que a emissora não fez testes com todos? Se já os fez, por que não comunicar ao público? Se não há necessidade de testagem, por que o telespectador não é informado?

Ao UOL, a assessoria da emissora enviou a seguinte nota:

Os participantes seguem bem! Estão sendo acompanhados constantemente por uma equipe médica que fica à disposição 24 horas por dia. E, lembrando, desde o início, agimos com muita transparência quando existe qualquer questão relacionada ao coronavírus.

Apesar do que afirma, a Globo não tem sido transparente sobre esse assunto até o momento. Na edição exibida na noite de terça-feira (1), a questão foi novamente ignorada. O BBB é um programa que se constrói com muitas mãos e boa parte delas são do público, que merece mais consideração em momentos como esse.

Diferentemente de outras banalidades que envolvem o reality, a covid-19 é um tema bastante sério, de interesse público e que merece ser tratado às claras. Nesse momento, a dúvida sobre a possível contaminação dos participantes é prejudicial a todos.