Topo

Aline Ramos

Jonathan Azevedo não ser galã foi o maior erro de 'A Força do Querer'

Divulgação / Rede Globo
Imagem: Divulgação / Rede Globo

Colunista do UOL

16/11/2020 20h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vamos combinar que desde que começou a edição especial de 'A Força do Querer', tudo o que a gente deseja é ver o Jonathan Azevedo em cena novamente. Demorou, mas esse momento chegou. Sabiá está no ar.

Quando Jonathan Azevedo apareceu para o Brasil pela primeira vez, foi um frisson. Todo mundo queria saber onde um ator com tanta beleza estava escondido. Mas ele mostrou ser muito mais que um rostinho e um corpo bonito. Jonathan e seu personagem Sabiá conquistaram o público juntos com carisma e uma atuação impecável.

É impossível não questionar por que Jonathan Azevedo não teve mais espaço na novela, já que foi uma das atrações mais cativantes. O ator tem acompanhado e comentado a edição especial de 'A Força do Querer'. Em um dos vídeos, revelou que quando começou a novela nem fazia ideia que seria escalado para o papel de Sabiá.

'A Força do Querer' cai no mesmo erro da maioria das novelas da Globo. Atores negros são ignorados e, quando escalados, geralmente ocupam papéis secundários e estereotipados. Jonathan só foi "descoberto" por transformar um traficante num personagem muito maior do que a própria história dada a ele. Inicialmente, ele faria apenas três episódios e morreria em seguida, mas o sucesso imediato fez com que ficasse até o final da trama.

Jonathan conseguiu mudar o destino que a trama o oferecia, mas seu brilho nos deixa uma pergunta: quantos outros personagens e atores negros caíram no esquecimento por esse "erro" tão comum de boa parte das novelas? Jonathan e Sabiá são a exceção que confirma a regra.

Desperdiçar o talento de Jonathan Azevedo foi o maior erro de 'A Força do Querer', e espero que não seja das futuras produções globais. Jonathan merece viver um galã feito todinho para ele. E merece o mundo também.