Topo

Aline Ramos

Ausência de assessora não é desculpa para assédio de Biel a jornalista

Colunista do UOL

09/11/2020 16h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Biel foi para "A Fazenda 12" limpar a imagem depois de sucessivos escândalos envolvendo seu nome. O cantor diz ser um novo homem, desconstruído e ciente dos seus erros. Porém, o que vemos é que ele não aprendeu nada.

Em conversa com outros participantes do programa, Biel relembrou o caso em que assediou uma repórter do iG durante entrevista, em 2016. Ele não assumiu seu erro e, pelo contrário, culpou outra mulher pelo que fez: a assessora dele.

O bagulho com a repórter lá, que deu problema, foi meio que uma falha dela, né? Tipo, na hora ela não estava supervisionando e ela foi embora mais cedo.

Veja o trecho da conversa:

Ao buscar outro responsável pelo que fez, Biel reforça que o único culpado nessa história é ele mesmo. O cantor chegou a ser condenado, mas ainda se vê como vítima da situação. Parece piada, né?

Por isso, é sempre bom lembrar que:

Homens não deveriam precisar de uma babá

Com a presença ou não de sua antiga assessora, Biel continua sendo responsável pelo que disse e pelo que fez. Garanto que a assessora nunca disse para ele responder uma jornalista daquela forma na ausência dela.

Homens não deveriam precisar de uma babá para não assediar outras mulheres. Biel fala que era apenas um jovem de 20 anos quando tudo aconteceu. Porém, afirmo que ele não era APENAS um jovem de 20 anos, ele era um homem que deveria —e deve— responder por seus atos.

A culpa não é da vítima

Na entrevista que deu ao jornalista Leo Dias pouco antes de entrar em "A Fazenda", o cantor alegou ter tido sua masculinidade questionada quando a repórter do iG perguntou se ele era bissexual.

Ele poderia ter simplesmente dito que não, mas escolheu o pior caminho. Biel continua repetindo a história como uma espécie de justificativa. Quando ele faz isso, culpa a vítima, o que é inadmisível. A culpa por um caso de violência nunca é da vítima.

Biel não é vítima de uma sociedade machista, mas parte dela

Na mesma entrevista, Biel disse que vivia um personagem que tinha criado na época e que esse personagem era "o pegador". E mais: que ele fez o que fez por conta desse personagem. E adivinha quem ele culpou por agir assim? A sociedade machista. Biel só se esqueceu que não é vítima dela, mas parte.

Biel é o único responsável por seus atos

Eu já disse isso antes, mas vou repetir quantas vezes for necessário: Biel é o único responsável pelo que fez e pelo que faz. Isso é sobre Biel, mas também é sobre qualquer homem que já tentou culpar uma mulher pelo que ele mesmo fez.

Uma pergunta não é justificativa. Uma roupa não é justificativa. Uma maquiagem não é justificativa. A sobriedade ou a falta dela não é justificativa. Nada é justificativa para um comportamento agressivo.

Homens, assumam o que vocês fazem.