Azeite brasileiro é eleito melhor do hemisfério sul em prêmio internacional

O azeite extravirgem Potenza Frutado, produzido pela Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, no Rio Grande do Sul, foi escolhido o melhor do Hemisfério Sul, no grupo "Azeite Frutado Ligeiro", na 22ª edição do Prêmio Internacional Expoliva de Qualidade dos Melhores Azeites Extravirgens.

O prêmio é o mais antigo e um dos mais tradicionais do setor e todos os anos acontece na cidade espanhola de Jáen, a capital mundial do azeite.

O azeite é o único representante brasileiro entre os premiados em 2024, como anunciado nesta quarta (6). Com acidez máxima de 0,14%, o produto é preparado com as variedades de azeitonas arbequina, coratina e frantoio, cultivadas sob altos padrões de qualidade. Do cultivo ao armazenamento, todas as etapas passam pela análise minuciosa da especialista.

Potenza Frutado, produzido pela Fazenda Serra dos Tapes
Potenza Frutado, produzido pela Fazenda Serra dos Tapes Imagem: Roberta Pereira

Segundo a sommelier de azeites e mestra de lagar, Cláudia Santos, o diferencial do Potenza Frutado está na variedade coratina. Normalmente utilizada em blends mais intensos, Cláudia chegou a uma proporção ideal, garantindo um azeite um azeite que, embora frutado, apresenta uma riqueza de aromas herbáceos e florais.

No último ano, o Potenza Frutado já havia conquistado o Mario Solinas Quality Award como melhor azeite de oliva extravirgem do Hemisfério Sul. Foi a primeira vez que um produto brasileiro alcançou o título, considerado o mais importante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem.

Produção na Fazenda Serra dos Tapes
Produção na Fazenda Serra dos Tapes Imagem: Divulgação

Onde encontrar

O lote de 2 mil litros do Potenza Frutado que conquistou o Prêmio Internacional Expoliva de Qualidade dos Melhores Azeites Extravirgens já está à venda no e-commerce da Fazenda Serra dos Tapes em garrafas de 250ml (R$ 60) e 500 ml (R$ 100).A linha Potenza também conta com a versão "Intenso". Produzido com as variedades picual, koroneiki e frantoio, o azeite tem acidez máxima de 0,17% e harmoniza bem com legumes grelhados, pães, saladas, carnes e massas.

Continua após a publicidade

O prêmio

O principal diferencial do Prêmio Internacional Expoliva de Qualidade dos Melhores Azeites Extravirgens é o rigor e exigência em todo o processo de coleta de amostras e avaliação dos candidatos.

Para garantir transparência e autenticidade na escolha dos ganhadores, a coleta de amostras de azeites é realizada sob supervisão de cartório. Ao chegar ao destino, é utilizada uma chave dupla, novamente autenticada, com o objetivo de certificar a integridade e confidencialidade dos resultados.

Na edição 2023/2024 do Prêmio Internacional Expoliva foram coletadas 137 amostras de azeites de diversos países, incluindo Espanha, Itália, França, Argentina, Uruguai e Brasil.

Deixe seu comentário

Só para assinantes