Topo

Itália terá novas rotas de trens turísticos e cruzeiros nos trilhos em 2024

Regiões turísticas como a Toscana (foto) poderão ser vistas nas novas rotas de trens - Getty Images/iStockphoto
Regiões turísticas como a Toscana (foto) poderão ser vistas nas novas rotas de trens Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

04/08/2023 10h55

Viajantes interessados em explorar a Itália ganharão mais opções de trens — inclusive um percurso de "cruzeiro sobre trilhos" — anunciou o governo do país nesta quarta (2).

Um novo programa batizado de "FS Treni Turistici Italiani", focado especificamente em atender turistas, utilizará locomotivas vintage a partir de 2024 para realizar rotas por cartões postais famosos, segundo informações da Ferrovie dello Stato Italiane (FS), operadora ferroviária estatal, à CNN americana.

O objetivo da iniciativa é oferecer um meio de viagem mais sustentável como alternativa aos percursos de carro e avião, com alta emissão de carbono. Para este fim, três tipos de trajetos serão oferecidos.

O primeiro deles é o "Lusso", com trens de luxo para viagens de longa distância, como o Expresso Oriente Dolce Vita, que será inaugurado em 2024, um ano após a previsão inicial. Além dele, o segundo Expresso Oriente "Venice Simplon"hoje de propriedade da rede hoteleira Belmond — também entrará nesta categoria, com a FS fornecendo mão de obra para o serviço, como também faz no caso dos trens Golden Eagle.

O Expresso Oriente fará parte dos trens mais luxuosos do novo projeto - Hristo Rusev/NurPhoto via Getty Images - Hristo Rusev/NurPhoto via Getty Images
O Expresso Oriente fará parte da frota de trens mais luxuosos do novo projeto
Imagem: Hristo Rusev/NurPhoto via Getty Images

A segunda categoria é de trens "Expressi" — expressos e trens históricos — que realizarão rotas médias e longas de grandes cidades a pontos turísticos como de Milão às costas da Ligúria e Toscana. Um trem noturno ainda deverá sair de Roma rumo ao sul, com paradas em Otranto, na Puglia, e Metaponto, em Basilicata, antes de chegar à costa Jônica (na ponta da bota) e à Reggio Calabria.

Para os percursos expressos, serão utilizados trens dos anos 80 e 90 reformados para atender às necessidades atuais, com vagões-restaurante, cabines para o pernoite, salas de reuniões e áreas para guardar bicicletas e esquis. O serviço "Expressi", em particular, deve funcionar como uma espécie de apoio às rotas já existentes da Trenitalia.

Estações de grandes cidades como Milão (foto) servirão de ponto de partida aos novos percursos - Reprodução/Italiarail - Reprodução/Italiarail
Estações de grandes cidades como Milão (foto) servirão de ponto de partida aos novos percursos
Imagem: Reprodução/Italiarail

Já a última categoria, "omnibus-regionali", terá frotas mais lentas que funcionarão aos finais de semana em carruagens regionais — que serão adquiridas da própria Trenitalia — e com preços mais econômicos. As rotas serão elaboradas com base em paisagens "de interesse", como locais conhecidos por sua gastronomia, vinhos, entre outros, incluindo paradas e horários que valorizariam a experiência do visitante, ainda de acordo com a FS.

Este tipo de serviço tem ainda por trás uma estratégia: ligar o passeio de trem a outras atividades turísticas, como visitas guiadas a sítios arqueológicos, locais de trilhas, peregrinações religiosas, degustações em pontos menos acessíveis e, consequentemente, descongestionar os cartões postais do país que sofrem com o excesso de visitantes.

"Cruzeiros sobre trilhos"

Como parte do novo programa, haverá ainda "trens de cruzeiros" realizando algumas rotas de bate-e-volta: saída de Roma na sexta à noite para jantar e pernoitar no percurso acordando nas Dolomitas, na estação Calalzo-Pieve, de onde partirão ônibus que levarão os passageiros para esquiar em Cortina d'Ampezzo, a 45 minutos dali.

Outra opção prevista é uma viagem de cinco a seis dias pelo centro-sul da Itália, cruzando cinco regiões entre Umbria e Puglia.

Expresso Veneza Simplon-Oriente - Divulgação/ Belmond - Divulgação/ Belmond
Expresso Oriente Veneza-Simplon
Imagem: Divulgação/ Belmond

Além de aproveitar trens da Trenitalia, o programa FS Treni Turistici Italiani já conta com cerca de 400 trens da própria FS. No entanto, o governo italiano adiantou que pretende construir novas carruagens de alta tecnologia para suplementar sua frota, com deques panorâmicos em estilo suíço, além de uma fruta de vagões-restaurantes que apresentarão delícias da gastronomia italiana.