Topo

Iate do famoso 'beijo flagrado' da princesa Diana está à venda por R$ 84 mi

A princesa Diana com o príncipe William a bordo do iate Jonikal durante suas últimas férias de verão, em agosto de 1997 - Getty Images
A princesa Diana com o príncipe William a bordo do iate Jonikal durante suas últimas férias de verão, em agosto de 1997
Imagem: Getty Images

De Nossa

12/03/2023 04h00

O iate de luxo em que a princesa Diana passou seu último verão ao lado do namorado, Dodi Al-Fayed, em 1997, foi colocado à venda.

A embarcação histórica pode ser levada por 15,5 milhões de euros ou quase R$ 84 milhões, em cotação desta quarta (8).

Atualmente batizado como Bash, mas conhecido nos tempos da mãe de William e Harry como Jonikal segundo a revista Architectural Digest, o iate se tornou histórico depois que Diana foi muito fotografada a bordo enquanto trocava carinhos com o milionário, então herdeiro da loja de departamento Harrods, ou brincando com os filhos.

Diana teria feito três viagens a bordo do Jonikal, de acordo com o tabloide The Mirror: uma pela Sardenha, na Itália, outra pela Grécia e a última pelo sul da França.

Diana e Dodi durante suas férias no Mediterrâneo - EMPICS Entertainment - EMPICS Entertainment
Diana e Dodi durante suas férias no Mediterrâneo
Imagem: EMPICS Entertainment

Durante uma conversa por telefone com a amiga Rosa Monckton, a princesa teria confessado que seu tempo no iate com Dodi era "uma felicidade".

Capa do tabloide "Sunday Mirror" de 10 de agosto de 1997, com a primeira foto do beijo entre a princesa Diana e Dodi Al-Fayed a bordo do Jonikal - Reprodução - Reprodução
Capa do tabloide "Sunday Mirror" de 10 de agosto de 1997, com a primeira foto do beijo entre a princesa Diana e Dodi Al-Fayed a bordo do Jonikal
Imagem: Reprodução

Dodi e Diana aproveitaram seus últimos dias na embarcação e, no dia 30 de agosto, teriam pego um voo para Paris.

Lá, se hospedaram no Ritz, hotel de luxo que então pertencia ao pai do empresário, Mohamed Al-Fayed, onde a princesa jantou antes do acidente.

Iate Bash, ex-Jonikal - Reprodução/Seawood Yachts - Reprodução/Seawood Yachts
Iate Bash, ex-Jonikal
Imagem: Reprodução/Seawood Yachts

Desde então, o Jonikal se manteve para sempre associado a sua mais famosa convidada. Segundo a Town & Country, o pai de Dodi só teria conseguido finalmente vendê-lo em 2014, 17 anos após a morte do casal, quando o iate foi rebatizado Sokar.

Iate Bash, ex-Jonikal - Reprodução/Seawood Yachts - Reprodução/Seawood Yachts
Imagem: Reprodução/Seawood Yachts

Em 2021, ele foi arrematado novamente pelo magnata Bassim Haidar, que o tornou Bash e agora pretende se desfazer dele para trocá-lo por um maior. Com 64 metros de comprimento, o ex-Jonikal foi construído pela empresa italiana Codecasa em 1990.

Iate Bash, ex-Jonikal, onde a princesa Diana passou o último verão - Reprodução/Seawood Yachts - Reprodução/Seawood Yachts
Imagem: Reprodução/Seawood Yachts

À época, seu design foi assinado por Vincenzo Ruggiero, mas seus interiores passaram por modificações antes de retornar ao mercado em setembro de 2022, revelou John Wood, diretor da boutique responsável pela venda da embarcação Seawood Yachts, à AD.

No entanto, suas características essenciais permanecem as mesmas apreciadas pela princesa de Gales: nove cabines para 18 passageiros, além de quartos para 26 tripulantes, hidromassagem, plataforma de mergulho, deque, sala de jantar, salão, bar e escritório.

Atualmente ancorado em Split, na Croácia, o iate pode atingir uma velocidade de até 19 nós.