Topo

Maior lanche de metro do mundo é paulistano e tem mais de 350 metros

O maior lanche de metro do mundo tem cerca de 354 metros de comprimento e é paulistano - Divulgação/Guinness World Records
O maior lanche de metro do mundo tem cerca de 354 metros de comprimento e é paulistano Imagem: Divulgação/Guinness World Records

De Nossa

08/03/2023 13h49

O maior lanche de metro do mundo é brasileiro, reconheceu o Guinness World Records, organização que publica o Livro dos Recordes.

O sanduíche — montado para comemorar o aniversário de São Paulo no dia 25 de janeiro — teve seu comprimento atestado em cerca de 354 metros pelos avaliadores do Guinness.

Conhecido internacionalmente como "torpedo" ou "submarine", o recordista era, na verdade, uma fila de diversos sanduíches menores de 30 centímetros de comprimento.

Para formar o megalanche, foram necessários 1.180 "sandubas" recheados de mortadela e queijo. A empreitada foi realizada por funcionários da Perdigão, que utilizaram os frios da empresa.

Um time de mais de 40 pessoas esteve envolvido na preparação durante mais de cinco horas dos lanches na cozinha, que finalmente foram montados na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

A empreitada foi parte das celebrações da segunda "Mortandela Week: Com N de Niver Sampa", evento que comemorou também o 469º aniversário da cidade entre 22 e 31 de janeiro.

A preparação do lanche de metro na cozinha - Divulgação/Guinness World Records - Divulgação/Guinness World Records
A preparação do lanche de metro na cozinha
Imagem: Divulgação/Guinness World Records

"Para o aniversário de São Paulo, queríamos oferecer um presente que refletisse a grandeza e a história de uma das maiores metrópoles do mundo. Como a gastronomia é um dos maiores tesouros culturais da cidade e a Mortadela Ouro Perdigão é um ícone, pensamos grande e criamos o maior sanduíche de metro do mundo, conquistando o prestigioso título do Guinness World Records. É como celebramos a cidade com estilo e fazemos história", comemorou Marcel Sacco, vice-presidente global de marketing e novos negócios da Perdigão, ao Guinness.

O recorde foi atestado por Carlos Tapia, avaliador do Guinness - Divulgação/Guinness World Records - Divulgação/Guinness World Records
O recorde foi atestado por Carlos Tapia, avaliador do Guinness
Imagem: Divulgação/Guinness World Records

No Ibirapuera, visitantes puderam não só aprender mais sobre a fabricação da mortadela defumada, como ver de perto o maior lanche de metro do mundo. Depois que o jurado Carlos Tapia, do Guinness, mediu o sanduíche para confirmar o recorde, ele foi quase totalmente servido ao público local.

O recorde já foi reconhecido - Divulgação/Guinness World Records - Divulgação/Guinness World Records
O recorde já foi reconhecido, entregue à Perdigão e agora é oficial
Imagem: Divulgação/Guinness World Records

O restante — por volta de 20% dos sanduíches — foi doado ao projeto Pãozinho Solidário, que entrega comida a pessoas necessitadas.