Topo

Coxinha é eleita entre melhores comidas de rua do mundo; campeã é chinesa

A coxinha tradicional de frango conquistou o mundo, segundo o ranking do TasteAtlas - MARCELOKRELLING/Getty Images/iStockphoto
A coxinha tradicional de frango conquistou o mundo, segundo o ranking do TasteAtlas Imagem: MARCELOKRELLING/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

27/02/2023 04h00

A coxinha, este petisco que é patrimônio da culinária brasileira, foi considerada a 30ª melhor comida de rua do mundo, segundo avaliação da enciclopédia gastronômica TasteAtlas.

Nosso quitute levou uma nota 4,6 (de 5 pontos possíveis) no levantamento da publicação, desbancando iguarias famosas como a pizza al taglio — vendida em quadrados ou retângulos nas ruas da Itália — e os mexicanos tacos al carbón, assados na chama de carvão.

A coxinha foi apresentada aos estrangeiros como uma espécie de croquete crocante recheado com carne de frango e cream cheese — que é moldado em forma de coxa de galinha, empanado e frito — e largamente considerado "uma das comidas de rua favoritas do Brasil".

"[Ela] se originou em São Paulo no século 19 e, durante os anos 50, se espalhou por Rio de Janeiro e Paraná, atualmente se tornando um dos salgados mais populares do país. Reza a lenda que a coxinha foi feita pela primeira vez para o filho da princesa Isabel, que só gostava de carne de frango", explica ainda o TasteAtlas.

Sua popularidade foi atribuída à industrialização de São Paulo, segundo historiadores consultados pela enciclopédia, que tornou a coxinha um substituto mais barato e durável que os cortes de frango vendidos como lanches nas portas de fábricas aos trabalhadores.

Para o TasteAtlas, a coxinha perfeita tem uma casquinha dourada e crocante e interior cremoso com peito de frango recheado e requeijão do tipo catupiry, além de temperos que complementam o recheio como cebolas, toque de alho, coentro e limão-taiti. Foi recomendado degustá-la com molho de pimenta calabresa, vinagrete ou maionese, além de uma cerveja gelada para acompanhar.

O vencedor

O melhor quitute de rua do mundo, de acordo com o ranking, é o chinês Guotie, que alcançou a nota 4,8. Este bolinho de massa frita foi considerado uma variação do jiaozi popular no norte do país asiático e que é recheado com carne de porco desfiada, repolho chinês, cebolinha, gengibre, vinho de arroz e óleo de gergelim.

Crocante por fora e macio por dentro, ele é frito por baixo, porém é cozido no vapor por cima. O Guotie teria surgido ainda durante a dinastia Song, que governou a China entre 960 e 1279, mas segue firme e forte nas ruas, onde é servido com molhos.

O bolinho chinês Guotie - Reprodução/TasteAtlas - Reprodução/TasteAtlas
O bolinho chinês Guotie
Imagem: Reprodução/TasteAtlas

O time da enciclopédia esclarece que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou "nacionalistas".