Top de metal a Maria Bonita: 10 tendências de moda para o Carnaval 2023
Chegou fevereiro e está aberto o barracão para a confecção das fantasias para o Carnaval 2023, comemorado nos dias 20 e 21 deste mês.
Depois de dois anos em que a pandemia de covid-19 melou os planos de muitos foliões, a festa de 2023 deve ser ainda mais intensa do que os dias carnavalescos já costumam ser.
Caso tenha perdido o jeito na hora de pensar no que vai vestir para curtir nos blocos de Carnaval ou nos sambódromos, fique sabendo que muitas coisas vão voltar direto de 2020 e outras são novas ideias que surgiram nas passarelas e grandes campanhas pelo mundo.
Juntamos aqui 10 tendências de moda para a festa:
Tops de malha de metal
Segundo a consultora de estilo Rafaella Arrais, a moda será uma fonte de inspiração carnavalesca. "Vamos ver uma repetição do que vemos nas passarelas", fala a especialista.
Uma das apostas de Isadora de Almeida, 27, foliã dedicada durante o Carnaval e relações públicas no resto do ano, são os tops de malha de metal, que esteve nas coleções da Paco Rabanne.
Seja os de plaquinhas coloridas, douradas ou prateadas. Eles são o momento, porque estão super fáceis de serem comprados. Ano passado, uma pessoa que quisesse usá-los teria que colocar a mão na massa, mas agora eles estão disponíveis nos fast-fashions e nas lojas populares", conta a entusiasta.
Saia de estrelas
Também presente na passarela da Paco Rabanne, as saias de corrente com estrelas devem inspirar os foliões.
É um visual lúdico, que cai no gosto das brasileiras por ter essa luz das plaquinhas", comenta Isadora de Almeida.
Não apenas estrelas prateadas, mas o acessório pode levar, ainda, outras formas, como placas arredondadas e no formato de flores. "Ele deve estar presente em todos os ambientes carnavalescos", diz a foliã.
Hot pants
De acordo com Rafaella e Isadora, elas continuam sendo as rainhas do Carnaval. "Porque é uma opção confortável que fica entre o biquíni e o shortinho", diz a consultora de estilo. A relações públicas, por sua vez, diz que há uma evolução nas hot pants de 2023.
Elas estão mais altas na cintura, mas cada vez mais cavadas no bumbum e na virilha", afirma.
É que estamos nos soltando mais na hora de colocar o corpo para jogo.
Flores por todo lado
"As flores, em geral, estão voltando por conta da influência dos anos 2000", diz a foliã dedicada e criadora de conteúdo Flávia Akemi, que tem compartilhado seus looks e ideias no TikTok.
Uma outra inspiração que sai das passarelas e vai para a rua são as rosetas no pescoço. Uma espécie de choker adornado por grandes flores. "É um acessório fácil de customizar. É apenas uma flor, que pode ter de tecido ou de plástico, com uma fita para amarrar no pescoço", diz Flávia. "É mais uma forma de usar as flores que normalmente ficariam na cabeça".
Segundo ela, as flores também devem aparecer adornando os tops e croppeds, como foi visto no desfile da marca Blumarine.
Tapa-mamilos
Assim como o Instagram, que liberou os mamilos em suas publicações, eles também devem ter mais destaque nos bloquinhos. O acessório sempre esteve presente no universo carnavalesco, principalmente no corpo de passistas, porém agora ele está se tornando algo presente também nas festas de rua.
E não apenas as pessoas magras os têm usado: com os movimentos body positive, os tapa-mamilos devem ser usados por pessoas de diversos tamanhos, com diversos tipos de corpos.
Tops volumosos e anos 2000
Assim como já víamos na moda de rua e digital, os anos 2000 devem invadir os looks carnavalescos. "Muita coisa da época, mas em versões atualizadas, estão nas ruas durante a festa", comenta Rafaella Arrais.
Os croppeds com vários recortes e amarrações, os de tricô devem ganhar destaque. Outro que deve estar por todo lugar será o de borboleta, inspirado na versão da marca Area.
Chapéu de cowboy
Com o álbum "Joanne", de Lady Gaga, e o clipe de "Verdinha", de Ludmilla, os chapéus de cowboy já tinham caído no gosto de quem curte uma montação, mas agora o acessório pode ter ainda mais destaque durante os dias de folia.
"É um acessório bastante customizável, dá um toque lindo", afirma Isadora. Você pode colocar plumas, brilhos ou penas para deixar o chapéu com a sua cara. Mas e o calor?
"Sim, tudo o que colocamos na cabeça esquenta, mas ele também protege bastante do sol", argumenta a foliã.
Luvas de tule ou meia arrastão
Já usamos ombreiras, muitos adereços e saias de tule. Agora, no entanto, a vez são as luvas. Para que você não fique com calor, use as versões em tule ou em meia-arrastão, que são furadinhas e garantem a circulação de ar.
"Dão bastante charme ao look de Carnaval, mas que não foram bastante explorados", comenta Isadora de Almeida.
Sangue de Maria Bonita? Vai ter no Carnaval 2023
Isadora de Almeida diz que as pessoas não devem mais apostar tanto em fantasias específicas como sereia ou unicórnio, mas em montações. Rafaella Arrais, por sua vez, diz que os memes, principalmente os sobre política e BBB, devem bombar.
No reality show da Globo, uma frase de Fred Nicácio virou piada na internet: "você tem sangue de Maria Bonita". Fora isso, a relações públicas percebe que marcas que estão criando fantasias prontas têm feito visuais inspirados na figura histórica. "Então devemos ver muitas Marias Bonitas por aí".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso