Slogan t-shirt

Nas ruas e passarelas, camiseta com recado voltou direto dos anos 2000

Hailey Bieber, filha do ator Stephen Baldwin e sobrinha de Alec Baldwin, viralizou nas redes sociais com sua camiseta Nepo Baby, termo que ficou bem popular após a publicação da matéria de capa da "New York Magazine" de dezembro de 2022 sobre o nepotismo em Hollywood.
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Apesar de não ter comentado a matéria publicamente, Hailey apostou no look para mostrar que estava por dentro dos comentários e ainda usou uma maneira bem anos 2000 de viralizar: fotos clicadas por paparazzi, assim como acontecia com Paris Hilton e outras it-girls da época.
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Por ter um impacto instantâneo, esse tipo de camiseta ficou conhecida como slogan t-shirt. A peça bombava no começo dos anos 2000, antes da criação de redes sociais como Twitter e Instagram, e as celebridades a usavam como forma de passar uma mensagem através das fotos de paparazzi, publicadas em sites como o TMZ. Paris Hilton seguia a linha mais descontraída.
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Mas, com seu lifestyle de herdeira milionária, Paris também causava polêmicas. Ao lado de sua amiga Nicole Richie, ela estrelou o famoso reality "The Simple Life", lançado em 2003, que retratava as duas socialites ricas tentando se adaptar à "vida simples" de trabalhos manuais em uma fazenda ou restaurante de fast-food.
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Em sua coleção de primavera 2023, a Vetements desfilou uma camiseta muito semelhante ao modelo usado por Paris Hilton em 2005, substituindo apenas uma palavra: Stop being desperate (para de ficar desesperado) virou Stop being rich (pare de ser rico). Indireta?
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O recado da t-shirt usada por Britney Spears em 2002 foi bem claro: "Dump him" (Termine com ele). A cantora foi fotografada usando a peça da Juicy Couture logo após o término de seu namoro com Justin Timberlake e o look se tornou um ícone da cultura pop (junto com o copo do Starbucks, é claro).
Reprodução/Twitter
A camiseta "Ele disse que precisava de espaço, então tranquei-o para fora de casa", em tradução, usada pela atriz e influencer do TikTok Addison Rae é a versão 2021 da camiseta sobre términos de relacionamentos de Britney Spears de 2002.
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Em 2017, Victoria Beckham usou uma camiseta bem-humorada para rebater as críticas que ela recebe sobre nunca aparecer sorrindo em fotos. Além de rir de si mesma, a estilista faturou com a venda do modelo, que custava 95 libras (aproximadamente R$ 602).
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Durante as eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos, Katy Perry transformou uma ofensa de Donald Trump à Hillary Clinton em uma estampa em apoio à candidata democrata. A cantora foi uma das celebridades mais engajadas na campanha de Hillary.
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"Eles não fazem estátuas de críticos". Irônica, mas também sincera, a frase estampava a baby look usada pela cantora Charli XCX em 2022, na noite anterior ao lançamento de seu álbum.
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Stella McCartney e Liv Tyler já tiveram seu momento de "nepo baby" em 1999, no red carpet do Met Gala. As filhas de Paul McCartney e Steven Tyler usaram um look em dupla de "realeza do Rock" na edição que teve como tema Rock Style.
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Lançada no desfile de primavera de 2017 da Dior, a camiseta "We should all be feminists", inspirada no livro "Sejamos todos feministas", de Chimamanda Ngozi Adichie, virou um hit entre famosas e fashionistas como Chiara Ferragni, Rihanna, Natalie Portman, Kendall Jenner e Isis Valverde. O sucesso é tão grande que algumas versões da camiseta ainda continuam à venda.
Edward Berthelot/Getty Images
Publicado em 27 de janeiro de 2023.

Reportagem
Aline Fava, em colaboração para Nossa

Edição
Juliana Simon

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