Topo

Viva Magenta: cor do ano de 2023 será vermelho rosado potente, diz Pantone

Viva Magenta, a cor de 2023 segundo a Pantone - Divulgação
Viva Magenta, a cor de 2023 segundo a Pantone Imagem: Divulgação

De Nossa

02/12/2022 11h13

A Pantone, consultoria de cores americana, anunciou nesta quinta (1) a cor do ano de 2023 — que deverá permear os lançamentos de moda, beleza e decoração nos próximos doze meses: Viva Magenta, um vibrante vermelho rosado, muito próximo ao burgundy.

Segundo os experts, este é um tom "pouco convencional para tempos nada convencionais" e reflete "uma nova visão", "um sinal de força" — inspirada pela interação entre a criatividade humana e a inteligência artificial, além de mudanças no estilo de vida das pessoas após a covid-19 e uma busca por otimismo em meio à guerra na Ucrânia.

"Viva Magenta é uma cor híbrida, que confortavelmente alcança o físico e o virtual, evocativo de nosso mundo multidimensional. Assertivo, mas não agressivo, é um vermelho carmim que não domina ousadamente, mas em vez disso tem a abordagem de um punho coberto por luvas de veludo", descreve a Pantone, que ainda diz que o tom é capaz de dirigir o design para criar um "futuro mais positivo".

Apesar de introduzir um "Magentaverso" e apostar suas fichas em como a cor deverá dominar especialmente o digital no próximo ano, seu tom específico foi obtido através da natureza — e do que é real.

"Ele descende da família do vermelho, inspirado no vermelho do cochonilha [inseto que produz ácido carmínico, de onde é retirado um corante alimentar da mesma cor], um dos mais preciosos corantes naturais assim como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu", explica Letrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Viva Magenta, a cor de 2023 deverá inspirar também a decoração de ambientes - Reprodução/Pantone - Reprodução/Pantone
Viva Magenta, a cor de 2023 deverá inspirar também a decoração de ambientes
Imagem: Reprodução/Pantone

"É corajoso, destemido, representa otimismo e alegria — e sabemos que estamos todos precisando muito disso", opina ainda. Todos os anos, a Pantone elabora suas apostas com base também na atmosfera do fim do ano anterior e de tendências já adiantadas por outros campos das artes, especialmente da moda.

Não à toa, já começamos a ver tons próximos ao Viva Magenta nas passarelas e em looks de fashionistas. Também nesta quinta (1), Marina Ruy Barbosa vestiu um vestido curto de cauda longa e babados de Giambatista Valli na cor para comparecer ao Red Sea Film Festival 22, em Jidá, na Arábia Saudita.

Em setembro, Harry Styles chegou a Veneza para o tradicional Festival Internacional de Cinema da cidade italiana com um blazer de sua coleção Gucci Ha Ha Ha, em colaboração com a grife, também no tom.

Em sua chegada aos EUA para a primeira viagem internacional após assumir o título de Princesa de Gales, Kate também apostou em um conjunto de alfaiataria que remete à tonalidade-tendência de 2023.

Já para o 2022 LACMA Art+Film Gala, no início de novembro, o ator Jared Leto vestiu uma versão um pouco mais abertas do Viva Magenta em um paletó e calça de veludo com aplicações de cristais, também da Gucci.

E no outono/inverno 2022 da Loewe: