Topo

Decoração monocromática: tendência vai ser sua próxima obsessão para a casa

Projeto do designer Andres Reisinger, artista que trabalha com criações em 3D - Reprodução/Instagram/@reisingerandres
Projeto do designer Andres Reisinger, artista que trabalha com criações em 3D Imagem: Reprodução/Instagram/@reisingerandres

Gustavo Frank

De Nossa

25/05/2020 04h00

Todo mundo tem uma cor favorita e por que não utilizá-la de forma maximizada na hora de decorar a casa? É a proposta dos ambientes monocromáticos, em que a pintura da parede e os móveis constroem um lugar com a sua personalidade de forma divertida.

Nossa separou algumas inspirações, que vão desde a sala de estar até o banheiro, para você já começar a pensar na próxima mudança do seu lar, seja casa ou apartamento. Para isso, contamos também com a ajuda da arquiteta Thaís Borlatto para incentivar essa ideia.

Primeiro passo: escolher a cor

Sala de estar - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Sala de estar com estilo minimalista na cor branca
Imagem: Reprodução/Pinterest

Antes de qualquer coisa, obviamente o pontapé inicial deve ser a cor escolhida. Para Thaís, caso seja uma adaptação do zero, a criatividade pode reinar, até mesmo na cor branca, que transmite ideia minimalista. Se você já tiver alguns móveis de certa coloração, parta deles para compor o resto, como a pintura da parede.

Pequenos objetos fazem a diferença

Quarto azul - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Almofadas, tapetes e outros objetos mais sutis podem ajudar na decoração monocromática
Imagem: Reprodução/Pinterest

"É importante pensar no que tem grande efeito dentro do cômodo, mas pequenos objetos de decoração também fazem a diferença", aconselha a arquiteta. Para isso, aposte, além de sofás e mesas, em almofadas, luminárias e tapetes para compor o ambiente.

Não precisa ser algo chamativo

Decoração monocromática - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Cores mais sóbrias, como o preto, também contribuem para a decoração monocromática
Imagem: Reprodução/Pinterest

Engana-se quem acha que a decoração monocromática necessariamente leva cores que chamam a atenção, como as mais vibrantes.

O bege, o cinza, o preto e os tons pastéis podem dar um ar de sofisticação ao ambiente e "transmitir calma para o cômodo", como conta Thaís.

"É mais fácil encontrar móveis e decorações nessas cores", aconselha. "O legal das cores mais quentes é que você pode usar a madeira a seu favor na hora de decorar".