Topo

Violeta avermelhado será a cor do ano de 2022, segundo a Pantone

"Very Peri", o violeta avermelhado anunciado pela Pantone como a cor de 2022 - Divulgação/Pantone
'Very Peri', o violeta avermelhado anunciado pela Pantone como a cor de 2022 Imagem: Divulgação/Pantone

De Nossa

09/12/2021 18h10

A consultoria de cores americana Pantone anunciou ontem (8) o tom que deve guiar os lançamentos de moda e decoração em 2022: 'Very Peri', descrito como um violeta avermelhado.

A escolha foi justificada como uma forma de "demonstração de confiança despreocupada, curiosidade e ousadia" em "tempos transformativos", quando emergimos de um intenso período de isolamento" após a pandemia.

Os experts em tendências da Pantone ainda descrevem, no anúncio, que esperam que este tom possa "ajudar a expandir nossa visão enquanto reescrevemos nossas vidas".

Enquanto nos movemos na direção de um mundo de mudanças sem precedentes, a seleção da [cor] Pantone 17-3938 Very Peri traz uma nova perspectiva e visão da conhecida e amada família da cor azul, que abrange todas as qualidades dos azuis, mas ainda — com seu subtom de violeta avermelhado — mostra uma atitude alegre e espirituosa, uma presença dinâmica que encoraja a criatividade e a expressão imaginativa opinou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, ao anunciar a escolhida.

No fim de 2020, a Pantone havia eleito duas cores para 2021: o cinza "ultimate gray" e amarelo "illuminating".

O segundo tom, especialmente, foi muito visto nas passarelas com a tendência "dopamine dressing" (ou "vestindo dopamina", um dos neurotransmissores ligados ao prazer e à alegria no cérebro humano), que emergiu como uma forma de expressão e balanceamento das emoções frente às dificuldades trazidas pela covid-19.