Topo

Aqueduto de 19 a.C. se 'esconde' no subsolo de loja de departamento em Roma

Aqueduto Aqua Virgo sob a loja de departamento Rinascente - Reprodução
Aqueduto Aqua Virgo sob a loja de departamento Rinascente Imagem: Reprodução

De Nossa

14/10/2022 09h34

Uma loja de departamento em Roma "esconde" uma preciosidade arqueológica para quem estiver desavisado fazendo umas comprinhas: um aqueduto inaugurado em 19 a.C. que passa em seu subsolo.

Esta construção não é só um atrativo extra aos frequentadores da rede Rinascente, mas um pedaço aqueduto da história da cidade eterna: trata-se de um trecho do Aqua Virgo, uma das onze estruturas do sistema de águas do imperador Augusto.

No pico de seu funcionamento, estima-se que o Aqua Virgo era capaz de fornecer mais de 100 mil metros cúbicos — ou 100 milhões de litros — de água por dia.

Você, leitor, pode até nunca ter visitado Roma, mas é possível que conheça um pedaço bastante indireto dele.

Este aqueduto, em seu trecho "moderno" — ou melhor, renascentista, já que ele foi reformado pelo Papa Nicolau 5º em 1453 e rebatizado Acqua Vergine — é o responsável por levar o fluxo até um dos mais famosos cartões-postais da capital italiana, a Fontana di Trevi, construída cerca de 1.600 anos depois do Aqua Virgo, no século 17.

Fontana di Trevi, em Roma - Xinhua/Jin Mamengni - Xinhua/Jin Mamengni
Fontana di Trevi, em Roma
Imagem: Xinhua/Jin Mamengni

Muito antes, o original Aqua Virgo serviu Roma por cerca de 400 anos, segundo o pesquisador John Pinto, da Universidade de Princeton, e "alimentava" as Termas de Agripa.

Ainda de acordo com a revista de turismo Travel and Leisure, a porção sob a loja Rinascente está localizada a uma caminhada de cerca de 3 minutos da Fontana. A visita ao aqueduto escondido foi retratada em um vídeo com mais de 256 mil visualizações da guia de viagens de luxo Mitra Talarman no Instagram.

"Roma é uma lasanha. Nós construímos camada sobre camada porque temos que contornar nossa cidade antiga", explica a especialista.

Em seu site, a Rinascente ainda explica que o aqueduto está localizado no piso -1 e que seus arredores foram transformados em um centro de exibições, dedicado para eventos e mostras que celebrem história, arte e design.

O restante da loja ainda aproveita e preserva parte da estrutura de um palacete do início dos anos 900. Para visitar, é só se dirigir ao centro de Roma — há dois acessos: no número 61 da Via Del Tritone e no número 23 da Via Dei Due Macelli. A entrada é franca.