Topo
OPINIÃO

Com transparência e grifes nos palcos, Dua Lipa dita as tendências no mundo

Grande destaque e responsável por encerrar o Rock in Rio, cantora britânica e de origem albanesa se transformou nos últimos anos em uma das maiores referências de moda, como o rosto de grifes e com um feed de looks seguido por 86 milhões de pessoas no Instagram - Divulgação
Grande destaque e responsável por encerrar o Rock in Rio, cantora britânica e de origem albanesa se transformou nos últimos anos em uma das maiores referências de moda, como o rosto de grifes e com um feed de looks seguido por 86 milhões de pessoas no Instagram
Imagem: Divulgação

De Nossa

12/09/2022 04h00

Dua Lipa foi uma das principais atrações do Rock in Rio. Responsável por fechar o festival no Rio de Janeiro, a cantora britânica apresenta nos palcos de suas apresentações mais do que seus hits que encabeçam as paradas musicais, mas também um show digno de um desfile de moda.

Entre os looks que integram a turnê "Future Nostalgia Tour" estão um bodysuit da Balenciaga, que aparece em diversas cores, e um macacão feito sob medida por Casey Cadwallader, atual diretor criativo da Mugler, com direito a transparências traseiras e no busto, além de brilhantes cobrindo toda a roupa. Em outras ocasiões, chegou a vestir um traje "barbiecore" da Valentino feito especialmente para suas perfomances.

Em uma retrospectiva, quando o assunto é moda, Dua Lipa já lançava tendências quando estourava com "New Rules". O videoclipe, lançado há cinco anos, trazia a artista em uma das cenas com um look montado por um biquíni preto, colete estampado e óculos escuros com as lentes amareladas.

O visual, por si só, não era nada inovador, mas fez com que uma multidão já a tivesse como referências — mesmo que alegoricamente. Aqui no Brasil, à época, era praticamente onipresente ver pessoas se "fantasiando" de Dua Lipa para festas como o Carnaval. Vestir-se como ela já era moda entre 2017 e 2018.

Dua Lipa em "New Rules", videoclipe lançado em 2017 - Reprodução - Reprodução
Dua Lipa em "New Rules", videoclipe lançado em 2017
Imagem: Reprodução

Quando ganhou notoriedade, em todo o mundo, passou a brilhar sob os olhos das grandes grifes. O que não é de se estranhar, uma vez que antes de lançar o primeiro álbum, a artista, nascida em Londres, já tinha tentado ingressar na carreira de modelo em Kosovo, no leste europeu — sua família tem origem albanesa.

Nasce uma estrela
E referência na moda

Dua Lipa ganhou o favoritismo das principais grifes do mundo, como a Versace e a Balenciaga - Reprodução/Tyler Mitchell/Vogue - Reprodução/Tyler Mitchell/Vogue
Dua Lipa ganhou o favoritismo das principais grifes do mundo, como a Versace e a Balenciaga
Imagem: Reprodução/Tyler Mitchell/Vogue

Foi com o álbum "Future Nostalgia", lançado em 2020 e bem no começo da pandemia, que Dua Lipa passou a atrair ainda mais os olhares do universo fashion. Estampando as principais capas de revistas desse universo, fosse nos Estados Unidos ou no Reino Unido, ganhava o favoritismo.

Pouco antes, já era o rosto da fragrância "Libre", da Yves Saint Laurent, lançada em 2019. Uma personalidade completamente condizente a abordagem da grife francesa, que mistura doses de elegância e sensualidade para seus lançamentos na passarela.

Campanha da fragrância "Libre", da Yves Saint Laurent, protagonizada por Dua Lipa - Divulgação - Divulgação
Campanha da fragrância "Libre", da Yves Saint Laurent, protagonizada por Dua Lipa
Imagem: Divulgação

Nas campanhas, estrelou ainda comerciais para a marca esportiva Puma e para a grife italiana Versace, sendo essa a mais recente dentre elas.

Na casa de moda comandada por Donatella Versace não só protagonizou publicidades, mas também desfilou diversos looks criados pela etiqueta.

Nas edições de 2021 e 2022 do Grammy, Dua Lipa apostou, respectivamente, em um vestido longo transparente com diamantes e um trabalhado em couro, inspirado no look usado pela própria Donatella no Met Gala, em 1992.

Não o bastante, desfilou ainda na passarela da Versace para a coleção de Primavera/Verão 2022 durante a Semana de Moda de Milão.

Dua Lipa | Versace (Grammy 2021) - Getty Images - Getty Images
Dua Lipa | Versace (Grammy 2021)
Imagem: Getty Images
Dua Lipa | Versace (Grammy 2022) - Getty Images - Getty Images
Dua Lipa | Versace (Grammy 2022)
Imagem: Getty Images
Dua Lipa para a Versace na Semana de Moda de Milão - Getty Images - Getty Images
Dua Lipa para a Versace na Semana de Moda de Milão
Imagem: Getty Images

Também nas passarelas, a relação de Dua Lipa com a Balenciaga vai além dos palcos. Neste ano, a cantora fez parte do casting para apresentar a coleção de alta-costura, a segunda sob a responsabilidade do diretor criativo Demna Gvsalia — que agora atende apenas por Demna — e voltada para o Outono 2022.

O look 53, vestido por ela, era um minivestido amarelo justo ao corpo, que ganhava uma espécie de cauda em uma das laterais. Um tecido preto, fino, cobria parte dos braços e as pernas.

Dua Lipa | Alta-costura da Balenciaga | Outono 2022 - Divulgação - Divulgação
Dua Lipa | Alta-costura da Balenciaga | Outono 2022
Imagem: Divulgação

Influência
Do feed ao street style

Dua Lipa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Dua Lipa
Imagem: Reprodução/Instagram

Beirando os 90 milhões de seguidores no Instagram, seu perfil na rede social se parece com uma vitrine de roupas. As publicações feitas pela cantora, quase diárias, são em sua maioria exibindo o styling — que pode alavancar e transformar tendências em um segundo de clique.

Dua Lipa aparece como referência frequentemente em uma das pesquisas mais importantes da moda, elaborada pelo Lyst index, que avalia as buscas no mercado desse ramo. Quando usa uma roupa, e publica em seu feed no Instagram, rapidamente os olhos do público e principalmente da mídia especializada se voltam para descobrir os créditos. Ou melhor, onde comprar.

Isso aconteceu, nos últimos anos, de inúmeras formas: quando usou um biquíni de zebra, fazendo com que as pesquisas aumentassem em 244%; calçou botas da Moon Boots de R$ 1,1 mil, fazendo o produto se tornar um dos mais cobiçados; e, mais recentemente, quando foi uma das responsáveis por fazer com que a marca Diesel aparecesse como uma das marcas "mais quentes do momento" ao usar uma de suas peças. E por aí vai.

Dua Lipa | Diesel - Getty Images - Getty Images
Dua Lipa | Diesel
Imagem: Getty Images

Nas fotos sem quaisquer filtros, Dua Lipa não se restringe às grandes marcas. Usa também criações de estilistas ascendentes e, algumas vezes, desconhecidos — até aparecerem em seu Instagram. Na moda praia, lança tendências sobre materiais, como aconteceu com o lurex e o crochê, e amarrações.

Seu estilo, que resgata muito da moda Y2K, inspirada nos anos 2000, diz ainda sobre seu trabalho como artista. A calça de cintura baixa, a calcinha à mostra e os tops cruzados e com cores cintiliantes combinam com a mensagem que ela deseja passar com o trabalho "Future Nostalgia". Dessa forma, a moda se torna um dos seus meios de comunicação. E, claro, divulgação do trabalho.

Nas ruas, a Geração Z e os millennials parecem ter Dua Lipa como uma de suas referências. Senão a principal. Quando apareceu com mechas loiras na franja, o número de jovens que aderiram ao penteado — tanto homens como mulheres — era enfileirado. Em festas cool, as adolescentes parecem reproduzir a imagem da britânica com tops cruzados e minissaias.

Dua Lipa se tornou uma das maiores referências de moda entre a Geração Z - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Dua Lipa se tornou uma das maiores referências de moda entre a Geração Z
Imagem: Reprodução/Instagram

Caso ainda existam dúvidas, Dua Lipa reinventou novas regras. Na música e na moda.