Topo

Quatro drinques por dia, com estilo: aprenda a fazer os coquetéis da rainha

Elizabeth II: gosta de dry martini e espumante - Tim Graham Photo Library via Getty Images
Elizabeth II: gosta de dry martini e espumante Imagem: Tim Graham Photo Library via Getty Images

De Nossa

10/09/2022 04h00

Elizabeth 2ª, que morreu na quinta (8) aos 96 anos, fez história por motivos óbvios. Mas para além das questões da monarquia, há paixões curiosas mais "gente como a gente" que chamaram a atenção. Entre elas criar cães da raça corgi, usar roupas sempre chamativas e ter um ritual etílico.

Dizem que eram ingeridas quatro doses diariamente, de antes do almoço até se deitar. Com um paladar similar ao do primeiro-ministro inglês Winston Churchill para "tragos reais", ela gostava de drinques que usam o gim — uma das glórias britânicas — como base.

Ciente deste último fun fact, o hotel londrino The Dorchester criou um drinque em homenagem a ela. O estabelecimento de luxo era frequentado por Elizabeth desde a infância pela organização de festas e banquetes reais. Foi lá também que aconteceu o seu noivado com Philip.

A bebida foi lançada em fevereiro, mesmo período do Jubileu de Platina, cerimônias realizadas no início de 2022 para comemorar os 70 anos de reinado.

Intitulada Purple Reign, usa ingredientes inspirados nas quatro nações que compõem o Reino Unido e é servida no The Bar ao custo de 15 libras. O valor é equivalente a R$ 89 — caríssimo em comparação às nossas caipirinhas e pechincha para quem paga a diária que chega a quase R$ 6 mil.

Aprenda a receita
Purple Reign

Purple Reign em homenagem à Rainha Elizabeth II - Divulgação - Divulgação
Purple Reign em homenagem à Rainha Elizabeth II
Imagem: Divulgação

INGREDIENTES

  • 35 mililitros de uísque irlandês
  • 10 mililitros de vermute com infusão de pera
  • 20 mililitros de licor inglês de framboesa
  • Spray de uísque escocês
  • Zest de limão (pedaço da casca sem a parte branca)

MODO DE PREPARO

Antes de começar o drinque é necessário fazer a infusão do vermute, colocando-o numa jarra junto com uma pera descascada. A ideia é deixar os sabores da fruta passarem para a bebida durante uns dias na geladeira e, depois, coar o líquido e armazenar refrigerado em outra garrafa.

Para o coquetel, adicione gelo a um copo. Na sequência, o uísque, o vermute e o licor de framboesa; mexa bem. Coe o coquetel em uma taça de Martini. Para finalizar, coloque uma pequena parte do uísque escocês num borrifador e borrife uma vez sobre a bebida. Torça a casca do limão sobre o copo e mergulhe na bebida para decorar.

Para abrir o apetite
O drinque Zaza

A rainha no hotel de luxo The Dorchester - Divulgação - Divulgação
A rainha no hotel de luxo The Dorchester
Imagem: Divulgação

Antes do almoço, para aguçar o palato real, Sua Alteza abria os trabalhos este drinque de nome Zaza.

INGREDIENTES

  • 60 mililitros de Dubonnet (aperitivo à base de vinho)
  • 30 mililitros de gim
  • Zest de limão (pedaço da casca sem a parte branca)

MODO DE PREPARO

Coloque as duas bebidas na coqueteleira e bata com bastante gelo. Despeje o líquido em uma taça Martini, previamente gelada. Torça a casca do limão sobre o copo e coloque na bebida para decorar.

Um clássico à mesa
Dry Martini

Dry martini - Lucas Ranzuglia/Getty Images/iStockphoto - Lucas Ranzuglia/Getty Images/iStockphoto
Dry martini: coquetelaria clássica
Imagem: Lucas Ranzuglia/Getty Images/iStockphoto

Além de uma ou duas taças de espumante antes de se deitar e um vinho fortificado doce de sobremesa, a rainha gosta de comer na companhia do Dry Martini, o drinque que é conhecido pelo formato do copo e pela azeitona mergulhada.

INGREDIENTES

  • 150 mililitros de gim
  • 25 mililitros de vermute seco
  • Cubos de gelo
  • 1 azeitona

MODO DE PREPARO

Num copo misturador cheio de gelo, junte o gim e o vermute. Mexa em círculos até a mistura estar bem gelada. Despeje a mistura na taça própria coando o líquido. Decore com a azeitona presa a um palito e sirva.