Topo

Quanto tempo o vinho dura depois de aberto? Saiba como preservar a bebida

Veja dicas para fazer com que a sua garrafa de vinho aberta possa ser apreciada por mais tempo - Getty Images
Veja dicas para fazer com que a sua garrafa de vinho aberta possa ser apreciada por mais tempo Imagem: Getty Images

De Nossa

02/09/2022 10h20

Um vinho é sempre uma boa solução para os fins de noite. Como nem sempre a ocasião demanda uma garrafa inteira, acaba sobrando um pouco. Caso você já tenha se perguntado quanto tempo ele dura após ser aberto, a resposta depende do tipo de vinho e a forma como ele é guardado depois do consumo parcial.

Segundo a educadora em vinhos Deia Berthault, do Red Submarine, os vinhos abertos duram de 2 a 5 quando fechados novamente com a rolha e guardados na geladeira.

Para os brancos e rosés, a 'validade' é de 2 a 3 dias. Já os tintos mais encorpados duram de 4 a 5 dias.

"A temperatura mais baixa da geladeira auxilia na conservação do vinho aberto. Reserve sua adega para os vinhos fechados", explica a especialista.

E o que acontece se alguém beber as sobras do vinho depois desse período? Segundo Déia, depois desse período, o vinho provavelmente já perdeu grande parte de seus aromas e sabores. Ou seja, não oferece mais uma experiência agradável. Porém, seu consumo não traz danos à saúde.

"A perda dos aromas e sabores do vinho acontece por causa das reações de oxidação que acontecem rapidamente após a abertura da garrafa", explica. "Essas reações são naturais e deterioraram gradativamente os aromas e sabores do vinho, quando ainda transformam o álcool etílico em ácido acético (vinagre)".

Beber esse vinho oxidado ou "avinagrado", no vocabulário popular, está longe de ser uma experiência agradável, mas não faz nenhum mal a saúde".

Existem duas principais formas de conservar o vinho: bomba a vácuo e gás inerte - Getty Images - Getty Images
Existem duas principais formas de conservar o vinho: bomba a vácuo e gás inerte
Imagem: Getty Images

Para preservar a bebida por mais tempo, existem duas soluções. A primeira delas: a bomba a vácuo para vinho. Quando os vinhos são conservados dessa forma, eles duram de 7 a 10 dias.

"Basta posicionar o vedante especial no gargalo, utilizar a bombinha para retirar o ar de dentro da garrafa e, depois, guardar o vinho na geladeira", comenta Déia.

Outra solução é é utilizar sprays de gás inerte. A utilização é simples: basta aplicar o spray dentro da garrafa, fechá-la novamente e, depois, guardar o vinho na geladeira.

"Esse gás que foi introduzido na garrafa, por ser mais pesado que o oxigênio, forma uma barreira de proteção em cima do vinho, evitando sua oxidação", diz. "O gás também não afeta em nada as propriedades do vinho, por ser não reagente".

Esse sistema é capaz é preservar as características do vinho de 14 a 17 dias, porém é mais caro e mais difícil de ser encontrado.