Topo

Casal alemão viaja o mundo recriando cenas de filmes; veja alguns clássicos

Robin Lachhein e Judith Schneider "revivendo" em Siena o filme "Cartas Para Julieta" - Reprodução/Instagram
Robin Lachhein e Judith Schneider "revivendo" em Siena o filme "Cartas Para Julieta" Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

26/08/2022 10h15

Desde 2014, o casal Robin Lachhein e Judith Schneider, de Frankfurt, na Alemanha, começou uma tradição: eles se divertem fazendo releituras de clássicos do cinema durante suas férias. Isto porque os dois viajam o mundo para recriar em paisagens famosas cenas que não saem da memória dos telespectadores.

Tudo começou em uma brincadeira em Praga, segundo a CNN americana. De passagem pela cidade em 2014, eles resolveram imitar uma cena do filme "Missão Impossível", de 1996, e registraram o resultado com uma câmera.

Com o passar dos anos, eles estiveram em Roma, Nova York, em cidades do estado americano de Utah para as suas verões de "Thelma e Louise", "Jogos Vorazes", "Comer, Rezar e Amar", "O Diabo Veste Prada", além das séries "Game of Thrones" e "Downton Abbey".

A tradição foi tão longe que, em 2018, eles resolveram documentar suas aventuras pelo universo do cinema na vida real em um Instagram, "Secret Famous Places" (ou "Locais Secretos Famosos", em tradução livre do inglês ao português). Hoje com mais de 50 mil seguidores, eles já ganharam alguns fãs famosos, como Hilary Swank e Marion Cotillard.

"Nós só queríamos fazer as fotos para colocar na sala de casa no começo, para ter grandes lembranças dos locais que visitamos. Mas, mais e mais pessoas começaram a reagir a essas fotos", contou Robin ao veículo dos EUA.

O casal, que está junto há 11 anos, não esperava que seu hobby ganhasse tanta atenção.

Ele conta que os amigos achavam que eles faziam montagens em softwares de edição de imagem e ficavam surpresos ao descobrir que o casal esteve nos lugares dos filmes. Foi então que ele e Judith resolveram começar a caprichar nas produções, com direito a ângulo exato e figurino. "Estávamos rindo na primeira vez que cogitamos nos vestir como os atores, porque dá muito trabalho, mas decidimos tentar".

Em Praga, por exemplo, as coisas não saíram exatamente como tentaram na primeira vez. Logo que os dois posaram, começou a chover sem parar e a foto final só conseguiu sair no dia seguinte. Mas deu ao casal o "gostinho" para tentar mais e mais, planejando outras viagens em torno das locações que queriam conhecer.

O trabalho é intenso para produzir uma só imagem. Isto porque Robin e Judith precisam pesquisar de antemão — ou in loco — bastante sobre o filme e a cidade que visitam. Eles contam que andaram por horas para encontrar o ponto exato em que Ryan Gosling e Emma Stone dançam à noite em Los Angeles em "La La Land".

"Se não é um grande filme, fica um pouco difícil. E há muitas horas de pesquisa no Google Maps tentando ter uma noção da área", explica Robin. Mas este não é o único problema que o casal enfrenta. Em alguns casos, eles tiveram que pedir permissão das autoridades locais para tirar fotos, como é o caso do Lago de Como, na Itália, pano de fundo de "Star Wars, Episódio 2: Ataque dos Clones".

O figurino é outro desafio que eles tentam contornar com seus próprios guarda-roupas ou com empréstimos de amigos, fabricando os próprios acessórios com o que tiverem a mão. E como as férias são um verdadeiro projeto para a dupla, eles tentam fazer com que o ambiente funcione a seu favor.

Na releitura de uma cena de "Forrest Gump: O Contador de Histórias" na estrada em Monument Valley, entre Arizona e Utah nos EUA, eles pediram que um grupo de turistas posasse ao fundo para que o resultado ficasse mais autêntico. No caso da recriação da famosa cena no banco de "A Culpa é das Estrelas", um local que virou ponto de peregrinação de fãs em Amsterdã, eles tiveram que driblar a multidão.

"Tinha um monte de gente que queria sentar ali. Então a gente esperou e esperou até que ficasse vazio", relembrou Robin sobre o drible para conseguir o clique perfeito. O casal garante, no entanto, que não costuma planejar o destino em torno de um filme, mas sim pesquisar as obras de seu destino escolhido. A exceção foi no caso do filme "A Origem", favorito de Robin, que inspirou uma viagem a Paris.

Eles também frisam que não ganham dinheiro com suas fotos e que pagam pelas viagens apenas com o que ganham trabalhando, sem ajuda de familiares. O resultado é uma paixão crescente que já colocou no mapa de próximos destinos dos dois cidades como Londres, Nova York e metrópoles na Austrália.

"As pessoas são tão orgulhosas que as locações destes filmes estão em suas cidades que tentam nos ajudar muito. Os estranhos são sempre muitos gentis", conta Judith. Cenas dos próximos capítulos vêm aí.